CANTANDO E TOCANDO

  • Lucas Correia Lima
  • Tanaka Braga Leite
Palavras-chave: Cultura, Formação, Música, Oportunidade

Resumo

O Projeto Cantando e Tocando desenvolvido pelo Programa de Bolsa Acadêmica de Extensão objetiva oportunizar o ensino da musica, visando a iniciação musical de crianças e jovens e a participação em bandas sinfônicas. Foram disponibilizados aos alunos os instrumentos como: violão, saxofone, trombone, trompete, e instrumentos de percussão, despertando a capacidade de ouvir e compreender a música de forma crítica, contribuindo assim no aprimoramento e na formação de plateias, apresentando diversos ritmos musicais, bem como aprecia-los, identifica-los, estimulando a sensibilidade rítmica, percepção auditiva, coordenação motora. Assim todos os participantes tiveram a oportunidade de um aprendizado musical estruturado, gratuito, constituído em um espaço democrático onde todos, independentemente da condição social, tiveram acesso a uma arte que é valiosa culturalmente e enriquecedora do ponto de vista educativo. O Projeto atendeu mais de 50 alunos tanto da Sede Vila Brasil-Amajari como de algumas comunidades das proximidades. Os conteúdos musicais são trabalhados de forma integral contemplando três aspectos indissolúveis que são a teoria, técnica e prática. Usamos a literatura que se baseia na contextualização das musicas trabalhadas, informações a respeito dos estilos musicais relacionados a aspectos de criação de arranjos e composição além de aulas didáticas sobre notas musicais, e também aulas praticas. Todos os participantes tiveram a oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido no Projeto em apresentações culturais para a comunidade externa do Campus Amajari com repertório de músicas indígenas de Roraima, música popular brasileira e eruditas. Concluímos que o Projeto Cantando e Tocando é de grande importância no processo de iniciação musical, em Amajari pois quem deseja ter uma formação musical tem que recorrer às escolas de música em Boa Vista (que fica aproximadamente 150 Km deste Município) o que se torna inviável para a maioria dos moradores, este projeto está servindo como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico. Além do desenvolvimento psicomotor também percebemos com os resultados deste projeto um melhor desempenho na escola e na vida como um todo; Melhor desenvolvimento cognitivo, matemático e habilidades de leitura, autoestima, habilidades de raciocínio espacial e frequência escolar; nova perspectiva de conhecimento musical e cultural; promoção de concertos didáticos para formação de plateia e participação em eventos culturais para a comunidade.

Publicado
2019-07-03