USO DE TIC’s NO PROCESSO DE ENSINO – APRENIZAGEM DE ESTATÍSTICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO IFRR.

Autores

  • Renner da Silva Sadeck
  • Solange Ferreira Silvino

Palavras-chave:

TIC, Edmodo, Estatística, Python, Ensino, IFRR

Resumo

A estatística hoje está presente praticamente em todos os cursos de graduação, pois dada a importância desta disciplina para desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos. No entanto, de acordo com o relatório De Olho nas Metas 2011, 89% de estudantes chega ao final do Ensino Médio sem aprender o mínimo desejado nessa disciplina, consequentemente na graduação os alunos não conseguem visualizar a aplicabilidade na vida profissional e acadêmica da Estatística, é um desafio dos professores trabalharem em sala de aula a teoria e prática, ao mesmo tempo que se têm que trabalhar a interdisciplinaridade no ambiente de sala de aula considerando ainda o fator de consequências deficitárias em matemática durante os ensinos básico e médio. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) dizem respeito a formas tecnológicas distintas de comunicar e informar por meio das funções de hardware, software e telecomunicações. As TIC’s são vistas como potencializadoras dos processos de ensino – aprendizagem, ou seja, são uma ferramenta de aprendizagem que permite o acesso e a oportunidade para todos. Neste contexto algumas ferramentas de TIC, podem ser utilizadas em pesquisas, exposição de conteúdo e disseminação de conhecimento. Dessa forma será apresentado, uma aplicação de como as TIC´s podem ser utilizadas no ensino-aprendizagem de Estatística no ensino superior do IFRR, servindo de aliado tanto para discentes quanto docentes. Serão utilizados recursos gratuitos e já existentes para o desenvolvimento do projeto, são eles: plataforma Edmodo e Python. O presente projeto propõe uma unidade instrucional para o ensino de Estatística no Ensino Superior de forma multidisciplinar, seguindo as diretrizes do currículo da disciplina, usando as plataformas citadas e Bricolagem para confecção de vídeos instrucionais. Para uma melhor personalização da unidade instrucional foi feita uma pesquisa avaliativa com 12 alunos entre os cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Educação Física e Biologia. Com esta pesquisa realizada nos estudantes 58,3% não consegue visualizar a Estatística aplicada em suas respectivas áreas e 91,7% dos professores não utilizam a multidisciplinaridade para explicar os conteúdos. Este projeto teve como objetivo principal apresentar práticas para os docentes e mostrar aplicabilidade da Estatística utilizando a ferramenta Python e também mostrar tanto para docentes e discentes ferramentas de ensino otimizando assim o aprendizado.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-07-03