COMÉRCIO ELETRÔNICO – OPORTUNIDADE À VISTA

  • Bárbara Morais da Costa de Souza
  • Fernanda Silva do Casal
  • Elaine Ramires Pinto
  • Maria Aparecida Alves de Medeiros
  • Wilson Alves Fernandes
Palavras-chave: Comércio Eletrônico, Vendas, Estratégia, Empreendedorismo

Resumo

A internet é atualmente considerada ferramenta de trabalho nas organizações, pois, facilita o acesso rápido e barato de conhecimento entre clientes, fornecedores, stakholders e organização. De forma geral ela proporcionou mudanças relacionadas a forma de comunicação e de interação social, estabelecendo novas formas de como vivemos, aprendemos, trabalhamos, divertimos. Na contra partida sabemos que a atividade de comércio é algo desenvolvido desde o períodos históricos muito anteriores a revolução industrial, e a junção das áreas de vendas e meios eletrônicos foi o objetivo do projeto, que objetiva permitir que nossos alunos tenham uma visão ampliada sobre o comércio eletrônico, meio este que vem aumentando sua expansão e profundidade no mercado local, nacional e internacional. Assim, para alcançar o objetivo do projeto, que é preparar o aluno do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) do curso Técnico em Comércio para atuar de forma diferenciada, acompanhando tendências nacionais e mundiais através das tecnologias e inovação que vem se estabelecendo nos negócios digitais. A metodologia desenvolvida em quatro etapas, todas relacionadas ao ensino, a pesquisa e a extensão, para que as alunas envolvidas na execução do projeto fossem absorvidas pelo discente de forma sistematizada, através do uso de palestras, oficinas, minicurso e aplicação de questionários sobre viabilidade a comercial de algumas empresas eletrônicas, desenvolvendo em nossos alunos o senso de observar, avaliar e sugerir melhorias. Durante o desenvolvimento do projeto foi contabilizado 30 horas/aula nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – Campus Boa Vista Zona Oeste, alcançando os alunos da turma de Técnico em Comércio, na modalidade subsequente, que estão no módulo II, totalizando 12 alunos. O referido projeto encontra-se em fase final de execução e faltando apenas o questionário e a ser aplicado. Como resultado alcançado é percebido a interação dos docentes nas ações desenvolvidas e a facilidade que o aluno encontrou em sistematizar e aplicar no Comércio Eletrônico os conhecimentos adquiridos durante o semestre de 2018.2.

Publicado
2019-07-03