INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL – TRIBOS URBANAS

  • Sheila Maria Guimarães Silva IFRR
  • Gilmar Emerson da Silva
Palavras-chave: Concentração, Desempenho, Interação e Aprendizagem

Resumo

O Projeto “Construção de identidades adolescentes e suas tribos urbanas: o gênero textual propaganda no ensino de LEM- Língua Espanhola”, por meio do Gênero textual – Tribos Urbanas” surgiu a partir de observações realizadas em duas turmas de Ensino Médio, em que percebeu-se o déficit de atenção, a indisponibilidade e a diversidade de estilo de vida dos alunos na sala de aula. A partir da análise da problemática, este projeto buscou de forma sucinta, o desenvolver de uma interação de ensino do conteúdo explanado através de pesquisas analíticas, trazendo de maneira expressa e inteligente, objetivando concentração, buscando a interação entre os alunos e, consequentemente, buscando o aprendizado de forma descontraída através de apresentações em grupos. Este projeto foi desenvolvido com alunos do 3°ano das turmas 104 e 106 da Escola Estadual Ana Libória, no munícipio de Boa Vista-RR. Foi apresentado slides com 10 exemplos de tribos urbanas que, explicado o significado, foi passado aos alunos que se dividissem em grupos. Os alunos entraram em contato com o gênero textual Tribos Urbanas por intermédio de pesquisas e puseram em seminário, na qual, se dividiram em grupos e fizeram suas pesquisas, após o assunto foi explanado de acordo com cada grupo. No decorrer do projeto foi trabalhado o tema: Tribos Urbanas (com ênfase na análise da pronúncia, postura e desempenho de cada participante dos grupos). Com exatidão e clareza, podemos afirmar que os objetivos foram obtidos, pois os grupo demonstravam interesse nas aulas bem como no assunto em pauta, os mesmos sentiram-se envolvidos no repassar do conteúdo; portanto, todos tiveram participação ativa e comunhão entre eles e cada se apresentou e apresentou sua pesquisa. Destaca-se a importância desse projeto por ter proporcionado aos alunos o conteúdo de forma categórica, trazendo aprendizagem, conhecimento e motivação esplendidas. Eles, os educandos, puderam nesse contexto, também por às claras seus anseios, dúvidas e descobertas adquirindo respostas através da interação. Em consequência, esse animo coletivo estimulado foi de plena importância para reter a atenção dos alunos, que por sua vez participaram de maneira satisfatória, de forma que tudo foi contribuindo ao seu aprendizado e nós nos sentimos na certeza de que o trabalho teve e bons frutos e o dever foi cumprido.

Biografia do Autor

Sheila Maria Guimarães Silva, IFRR

Voluntária do PIBID - IFRR/Campus Boa Vista

Gilmar Emerson da Silva

Bolsista do PIBID - IFRR/Campus Boa Vista

Publicado
2019-12-18