CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO, XADREZ, GEOGRAFIA E GESTÃO DE PESSOAS NA ESCOLA: EXPERIENCIAS QUE INTEGRAM
Palavras-chave:
Cultura Corporal de Movimento, Geografia, Gestão de Pessoas, IntegraçãoResumo
O Campus Boa Vista Zona Oeste é um campus novo, inserido numa área da cidade com grandes oportunidades de desenvolvimento socioeconômicoambiental, a partir de uma educação gratuita e de qualidade. Assim, o projeto pretende oferecer estratégias de ensino a partir do Xadrez, Capoeira, Jiu-Jitsu, Voleibol, de conhecimentos e práticas em Geografia e Gestão de Pessoas, como possibilidade para inovar o ensino, através da interdisciplinaridade entre esses componentes curriculares e com a colaboração ativa de alunos nesse processo. De forma que, pode-se contribuir para a permanência na escola e para o êxito do processo de ensino-aprendizagem dos alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, do Campus Boa Vista Zona Oeste. O aprendizado a partir de práticas e atividades diferenciadas, não só contribui para o processo de ensino aprendizagem dos alunos, como também é um fator relevante na vida social do educando, fortalecendo os laços familiares, o convívio social, elementos para a prática profissional, proporcionando um maior autocontrole na tomada de decisões, capacidade de adaptação ao meio, e desenvolvimento de novas aptidões. Atividades de pesquisa/estudo e práticas integrando xadrez, capoeira, jiu-jitsu e voleibol a conteúdos de Geografia e Gestão de Pessoas. No componente curricular de Gestão de Pessoas, a partir dos conteúdos afins em cada curso técnico. A realização das atividades parte de encontros com a equipe integrante do projeto, com estudo e planejamento das atividades, enfatizando aspectos importantes sobre o processo de ensino e aprendizagem dos alunos público-alvo do projeto. Para tanto, além do conhecimento prático que já se tem das turmas, conta-se com a colaboração de alunos com afinidade nas atividades específicas aqui propostas: xadrez, capoeira, jiu-jitsu e voleibol, integrando a equipe de execução do projeto. As atribuições dos integrantes do projeto foram definidas, de forma que, as professoras participam das reuniões com a equipe, orientam e supervisionam as atividades que desenvolvem questões pertinentes aos conteúdos de seus componentes curriculares; os estudantes integrantes da equipe de execução participam das reuniões com a equipe, colaboram e supervisionam as atividades específicas das quais são afins. As atividades propostas são orientações presenciais em grupos – formados a partir de inscrição ou por turma específica em que as três ou duas professoras trabalham no período de realização do projeto – de xadrez, capoeira, jiu-jitsu, voleibol, integrando a conteúdos da Geografia, Gestão de Pessoas ou outros da Cultura Corporal de Movimento. As práticas educativas propostas neste projeto, potencializam habilidades interpessoais, de convívio e respeito às diferenças, ensinoaprendizagem recíprocos entre professoras e alunos. Talvez um grande desafio é desafiado neste projeto, o de compreender que os conteúdos, as relações, as ações e reações estão interligadas, que tudo é interdependente e influi sobre o seu próprio movimento-vida e o movimento-vida das outras pessoas, contribuindo para a superação de conflitos e problemas encontrados durante o percurso de estudos.