APRENDIZADO DA LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DA LITERATURA

  • Alcione Fialho Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Ana Caroline Silva Albuquerque
  • Deusanira Ferreira da Silva
  • Josimael de Souza
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos, Língua espanhola, Literatura

Resumo

A Literatura é um meio eficaz para os alunos desenvolverem suas capacidades cognitivas, favorecendo aos mesmos, habilidades de percepção, imaginação e criatividade; além de adquirir para si novos vocabulários. Com isso, elaborou-se uma proposta pensando na situação atual em que se encontra o Brasil, ou seja, com esse crescente índice de imigrantes no estado de Roraima, a comunicação é o grande descontentamento entre os brasileiros e Venezuelanos nessa etapa interação. Durante as observações feitas nas turmas do 2º Segmento da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Militarizada Jaceguai Reis Cunha, em Boa Vista-Roraima percebeu-se que os alunos apresentavam dificuldades na leitura. Desta maneira, o Projeto "Aprendizado da Língua Espanhola através da Literatura" veio com o objetivo de desenvolver a capacidade criativa e de interação dos alunos. Neste processo de aprendizagem foram utilizados diversos recursos metodológicos, tais como: músicas, história em quadrinhos, jogos lúdicos, conversação, dicionário e os livros didáticos; desencadeando assim numa aprendizagem significativa de maneira dinâmica. Salienta-se que durante o período de 01 de agosto de 2018 até 07 de novembro de 2019 obtivemos grandes resultados, sobretudo, com a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas, assim identificamos que eles tinham mais dificuldades em expressar-se e partilhar ideias, contudo gradativamente conseguimos sanar essa limitação. Além disso, trabalhava-se em sala de aula algumas atividades para aprimoramento de suas habilidades, nas pronúncias e articulações de palavras espanholas, as quais eles tinham dificuldades. Por fim, nesse processo de duas vias com mesma direção (uma vez que o mesmo processo de aprendizagem acontece também para os mediadores deste projeto) aprendeu-se significativamente com os alunos; e mesmo ainda com o Projeto em andamento, a execução nesse período mostrou os desafios diários de docente, preparando e capacitando o acadêmico para uma formação de qualidade.

Biografia do Autor

Alcione Fialho Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Bolsista do PIBID - IFRR/Campus Boa Vista.

Ana Caroline Silva Albuquerque

Bolsista do PIBID - IFRR/Campus Boa Vista.

Deusanira Ferreira da Silva

Bolsista do PIBID - IFRR/Campus Boa Vista.

Josimael de Souza

Professor do IFRR/Campus Boa Vista.

Publicado
2019-12-18