A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS INTERNOS NO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO SEGUNDO A BNCC NA ESCOLA MARIA RAIMUNDA MOTA: EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID

  • Maycon de Sousa Alexandre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Felipe Daniel Stocker
  • Danielle Fidélis Raposo
  • Simony Ferreira Miliano
  • Gilberto Pivetta Pires
Palavras-chave: BNCC, Educação Física Escolar, Jogos Internos

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida na Escola Estadual Maria Raimunda Mota. O esporte escolar traz vivência, fortalece o desenvolvimento da capacidade psicomotora e amplia os laços de cidadania e socialização dos jovens que nele estão incluídos. O conteúdo Esportes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) da Educação Física do Ensino Fundamental incluem tanto suas manifestações mais formais, quanto suas derivações. Para a BNCC (2018) os Esportes se caracterizam por: comparação de desempenho entre indivíduos ou grupos, regras formais institucionalizadas por organizações e essas são instituições que promovem a execução e elaboração de normas e regras no mundo. Apesar das características citadas acima, os Esportes possuem outras derivações e, portanto, outros significados. Isso se deve ao contexto no qual ele é praticado, como no contexto do Lazer, da Saúde ou da Educação. A fim de despertar nos alunos estes valores importantes na formação do futuro cidadão o presente projeto teve por objetivo o desenvolvimento dos jogos internos através de quatro modalidades, Futsal, Basquete, vôlei e Handebol. O objetivo da presente pesquisa foi promover a integração escolar e as relações interpessoais, estimulando o espirito competitivo, visando a saúde e qualidade de vida dos estudantes, assim como incentivar a melhoria de notas nas demais disciplinas. Os Jogos Internos da Escola Maria Raimunda foram realizados em quatro etapas nas quais cada etapa foi trabalhada uma modalidade esportiva. Dez turmas participaram do evento. Foi realizada uma pesquisa de campo de caráter descritivo qualitativo com base nas aulas de Educação Física da escola pesquisada e na participação dos alunos nas competições. Foram realizadas observações sistematizadas, registradas em diário de campo. A pesquisa foi realizada durante as horas semanais em que os licenciados bolsistas do PIBID permaneciam na escola acompanhando os jogos. Todos os dados coletados eram apresentados e discutidos durante as reuniões semanais do PIBID. Durante as aulas de Educação Física da escola, em sua maioria, o professor dá preferência ao trabalho de modalidades esportivas específicas dos Jogos Escolares, selecionando e preparando os alunos que se destacam com melhor desempenho durante as aulas. Portanto, as aulas estão pautadas no desenvolvimento do esporte, apesar da seletividade de determinados alunos, a professora supervisora age conforme a BNCC, segundo a mesma (2018) a aula de Educação Física como uma disciplina de formação deve garantir a participação de todos os estudantes, sem nenhum processo de exclusão advindo de diferenças de habilidades, pois esta deve garantir as mesmas condições de oportunidades para a participação. A vivência de valores como respeito ao adversário, respeito às regras da competição e dos esportes, responsabilidade ao representar a sua turma, compromisso com os colegas teve um significado positivo na formação cidadã e ética dos alunos. A transferência desses valores para sua trajetória pessoal apresenta-se como uma realidade.

Biografia do Autor

Maycon de Sousa Alexandre, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Bolsista CAPES - PIBID - IFRR/Campus Boa Vista

Felipe Daniel Stocker

Bolsista CAPES - PIBID - IFRR/Campus Boa Vista.

Danielle Fidélis Raposo

Bolsista CAPES - PIBID - IFRR/Campus Boa Vista

Simony Ferreira Miliano

Supervisora CAPES – PIBID - - IFRR/Campus Boa Vista

Gilberto Pivetta Pires

Professor do IFRR/Campus Boa Vista.

Publicado
2019-12-19