A TRILHA ECOLÓGICA COMO AMBIENTE DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Heloisa Kelly Santos Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Leylane da Silva Kozlowski
  • Marcelle Rodrigues Rocha
  • Luana Alves de Freitas
  • Rodrigo Silva e Silva
  • Carlos Henrique Lima de Matos

Palavras-chave:

Aulas de campo, Educação ambiental, Laboratório vivo, Tapiri

Resumo

As trilhas ecológicas são ferramentas úteis de grande importância acadêmica, onde pode-se realizar estudos em vários aspectos multidisciplinares, sobretudo em componentes do ensino médio (Biologia, Física e Química) e superior. Com base nisso, este projeto teve como objetivo a criação de uma trilha ecológica no intuito de incentivar a capacidade de observação e reflexão dos conceitos abordados em sala de aula, assim como a conscientização e educação ambiental de alunos para a preservação florestal. A trilha está localizada no Instituto Federal de Roraima, Campus Novo Paraíso, na BR 174, km 512, munícipio de Caracaraí, Roraima. A trilha foi aberta na direção sudoeste, a 210 graus, e possui 1,2 km de extensão por 1,5 m de largura. Fez-se uso de ferramentas como facões, foices e fitas zebradas para a abertura e demarcação da trilha. Foram erguidos acampamentos a cada 500 m utilizando matéria-prima da própria floresta (troncos, cipós, folhas de palmeira, etc.). Essas construções são conhecidas como tapiris (construções indígenas) e servem para dar suporte às aulas de campo. Após a finalização do processo de implantação da trilha, o espaço possibilitou a visita de diversas turmas do ensino médio e superior, abordando conceitos práticos das disciplinas “Biologia”, “Botânica Geral”, “Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos” e “Topografia”. Tais atividades desenvolvidas mostraram-se bastante eficazes, pois o espaço funciona como um “laboratório vivo” e isso permitiu uma maior contextualização e fixação dos conteúdos teóricos, aumentando o interesse dos estudantes. Espera-se, nas próximas etapas, realizar estudos de pesquisa integrados com atividades de ensino, além de envolver a comunidade local nessa troca de experiência.

Biografia do Autor

  • Heloisa Kelly Santos Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

    Aluno do Curso de Agronomia do IFRR/Campus Novo Paraíso

  • Leylane da Silva Kozlowski

    Aluno do Curso de Agronomia do IFRR/Campus Novo Paraíso

  • Marcelle Rodrigues Rocha

    Aluno do Curso de Agronomia do IFRR/Campus Novo Paraíso

  • Luana Alves de Freitas

    Aluno do Curso de Agronomia do IFRR/Campus Novo Paraíso

  • Rodrigo Silva e Silva

    Aluno do Curso de Agronomia do IFRR/Campus Novo Paraíso

  • Carlos Henrique Lima de Matos

    Professor do IFRR/Campus Novo Paraíso

Downloads

Publicado

2019-12-18