DO ENSINO À PRÁTICA PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA DE SALA DE AULA DA APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA EMPRESA NO MERCADO LOCAL DE BOA VISTA- RORAIMA

  • Luanda Cavalcante
  • Lucelia Gomes
  • Simone Santos
  • Eduarda Pereira
  • Fabricio Santos
  • Andréia Campos
Palavras-chave: Ensino- aprendizagem, Gestão, Planejamento Estratégico

Resumo

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta de gestão útil para organizar, direcionar e preparar as ações de uma equipe de trabalho. Entendendo sua importância e a necessidade de sua aplicabilidade dentro das empresas, o planejamento estratégico é conteúdo fundamental e presente na formação de estudantes da área da gestão. No Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, os acadêmicos cursam o componente “Fundamentos do Planejamento Estratégico”. Na obrigatoriedade da oferta desse componente, em 2019.1, os acadêmicos foram submetidos ao processo de ensino e aprendizagem por meio da prática profissional, o que gerou o presente trabalho. O trabalho teve por objetivo garantir aos acadêmicos do curso de Gestão Hospitalar o ensino e a aprendizagem do planejamento estratégico por meio do seu desenvolvimento em uma empresa privada do mercado local de Boa Vista, Roraima, possibilitando a entrega de um produto final para o empreendimento. Para tanto, foi adotada a abordagem qualitativa, perpassando a pesquisa-ação com uso de multitécnicas: análise de referencial teórico, observação e entrevista in loco. A escolha pela empresa se deu por meio de parceria com profissional e docente externa à instituição, que se disponibilizaram a abrir as portas do seu negócio como campo de estudo para os estudantes desenvolverem um plano estratégico. Os resultados, desenvolvidos pelos alunos e sob a orientação da docente, foram organizados em quatro momentos e conforme a estrutura de um planejamento estratégico. O primeiro momento culminou na compreensão da história e identidade da empresa, da construção e importância dos parceiros. O segundo resultou no desenvolvimento dos fatores críticos de sucesso e dos pontos positivos e negativos do empreendimento. O terceiro trouxe a elaboração do Balanced Scorecard, dos objetivos e mapa estratégico e a criação dos indicadores de desempenho para cada perspectiva da empresa. No último foi desenvolvimento um plano de ação para alcance do sucesso do negócio. Todas as etapas se apresentaram para os partícipes como determinantes para minimização de gastos, importante ferramenta de controle para a gestão, apresentação da realidade atual e as possibilidades para a empresa. De forma conclusiva, a proposta alcançou o objetivado e a satisfação dos estudantes em poder apreender com a prática. Paralelamente, notou-se que a empresa pesquisada necessitava de uma ferramenta de gestão capaz de auxilia-la na administração do seu negócio, o que possibilitou a apresentação dos benefícios do uso do planejamento estratégico e o estreitamento das relações entre instituição de ensino e mercado de trabalho.

Publicado
2019-12-18