AVALIAÇÃO E RECOMENDAÇÃO DE MELHORIAS DE USABILIDADE PARA O WEBSITE DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA

  • Lúbia Ingrind Cipriano dos Santos Cipriano dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Bianca Cruz Franco
  • Brayan Lucas Delmondes da Conceição
  • Isaias Cézar Filho
  • Carlos Alberto Vieira Marques Filho
Palavras-chave: Acessibilidade, Encontrabilidade, Layout, Usabilidade, Website

Resumo

Por ser uma instituição de ensino pública federal, há importância que o website do Instituto Federal de Roraima seja acessível, pois nele encontra-se diversas informações voltado ao público-alvo: discentes, docentes, egressos e comunidade em geral. Frequentemente, muitos usuários têm dificuldades em encontrar informações no site. Esta pesquisa tem como área de conhecimento Ciências Exatas e da Terra, tendo objetivo realizar uma sondagem na “encontrabilidade” do conteúdo que o site do Instituto Federal de Roraima disponibiliza e indagar a relevância do uso adequado dos procedimentos do Web Content Accessibility Guidelines versão 2.1. Em uma navegação exploratória foi percebido que o site do Instituto Federal de Roraima usa as diretivas do Web Content Accessibility Guidelines versão 1.0, que pode ser traduzida como “Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web”, que consiste em uma série de recomendações para a acessibilidade na web, que se adequa tanto para usuários deficientes como para usuários de modo geral. Essa diretiva já se encontra na sua versão 2.1, conforme pesquisado no site oficial da World Wide Web Consortium que regulamenta esse procedimento. Observa-se que o site do Instituto Federal de Roraima segue um método obsoleto que não proporciona uma usabilidade congruente tanto em sua navegação em computadores pessoais como desktops e laptops, quanto em dispositivos móveis como smartphones e tablets, desencadeando dessa forma cliques desnecessários, da mesma maneira que existe a dificuldade de buscar palavras-chaves na barra de pesquisa. Como retratado repare-se que há necessidade da modernização no “layout” do site, assim como implementações que sejam capazes de facilitar o uso de modo intuitivo e simples. Os usuários precisam estar capazes de encontrar o conteúdo, antes que possam efetivamente usá-lo.

Biografia do Autor

Lúbia Ingrind Cipriano dos Santos Cipriano dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Acadêmica do IFRR/Campus Boa Vista.

Bianca Cruz Franco

Acadêmica do IFRR/Campus Boa Vista

Brayan Lucas Delmondes da Conceição

Acadêmico do IFRR/Campus Boa Vista

Isaias Cézar Filho

Acadêmico do IFRR/Campus Boa Vista

Carlos Alberto Vieira Marques Filho

Acadêmico do IFRR/Campus Boa Vista

Publicado
2019-12-19