OFICINA DE JOGOS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA, NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA COEMA SOUTO MAIOR NOGUEIRA

  • Afonso Queiroz da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Benivalda Silva Ribeiro
  • Carla Fabiane Coelho Carneiro Sombra
  • Fabio Moraes de Sousa
  • Josué Vieira Gonçalves Filho
  • Raira da Silva Oliveira
Palavras-chave: Biologia, EJA, Jogos Didáticos

Resumo

A presente oficina de jogos didáticos foi de grande importância para os acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas participantes do programa Residência Pedagógica, a realização da oficina foi com os alunos da EJA, além de sentir na pratica a experiência como futuros professores, vivenciar isso com um público diferenciado foi gratificante, uma realidade diferente do que já se vivenciou até agora. Este projeto teve como objetivo utilizar os jogos didáticos pedagógicos da área da Biologia, confeccionados pelos alunos do curso de Ciências Biológicas, para atividades educativas em sala de aula no programa Residência Pedagógica, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, da Escola Estadual Professora Coema Souto Maior Nogueira. Como futuros professores de Ciências Biológicas, saímos com uma visão diferente de como se trabalhar a didática em sala de aula com os alunos, observamos as suas dificuldades e limitações o quão é importante o professor ser reflexivo em relação as suas metodologias usadas com esse público de alunos e com a utilização dos jogos didáticos foi possível constatar que é uma estratégia de ensino que funciona com eles, pois se mostraram participativos e felizes com os jogos da oficina. Foram utilizados dois jogos didáticos com os alunos, o quebra cabeça gigante das células e o jogo trilha do conhecimento com perguntas nas áreas da biologia. A oficina foi realizada em dois dias no período noturno, durante as aulas da disciplina de biologia no horário de 18:50 as 22:50. O público participante da oficina foram os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Modalidade EJA. Os resultados foram satisfatórios, os alunos da EJA foram participativos durante a realização dos jogos didáticos, mostraram ser competitivos e comunicativos uns com os outros, tornando a competitividade dos jogos mais divertidos, atrativos e educativos para eles, que até o momento não tinham tido nenhuma atividade realizada com utilização de jogos didáticos na disciplina de Biologia. Com tudo para nós futuros professores, promover essa oficina com os jogos didáticos para os alunos da EJA, foi de suma importância pois, aprendemos muito com esse público de alunos que trabalham o dia todo e quando chegam na sala de aula já estão cansados e desmotivados do trabalho diário que realizam, e essas atividades com jogos didáticos, além de proporcionar uma revisão, melhor fixação e compressão dos conteúdos é um tipo de didática que atrai a atenção dos alunos e com rendimentos positivos. Em relação a oficina de jogos didáticos realizados com os alunos da EJA, foi produtiva pois, os objetivos esperados foram alcançados com a participação dos alunos nas atividades realizadas. 

Biografia do Autor

Afonso Queiroz da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Precptor da Residência Pedagógica e professor da Escola Estadual Ana Liboria/ Professora Coema Souto Maior Nogueira/ Campus Boa Vista.

Benivalda Silva Ribeiro

Bolsista da Residência Pedagógica/Campus Boa Vista

Carla Fabiane Coelho Carneiro Sombra

Bolsista da Residência Pedagógica/Campus Boa Vista

Fabio Moraes de Sousa

Bolsista da Residência Pedagógica/Campus Boa Vista

Josué Vieira Gonçalves Filho

Bolsista da Residência Pedagógica/Campus Boa Vista

Raira da Silva Oliveira

Bolsista da Residência Pedagógica/Campus Boa Vista

Publicado
2019-12-18