A CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE RORAIMA E DA ESCOLA ESTADUAL ANA LIBÓRIA

  • Regina Magalhães
  • Afonso Costa
  • Josué Filho
  • Fábio Sousa
Palavras-chave: Educação Básica, Formação Docente, Residência Pedagógica

Resumo

Diante das dificuldades enfrentados pelos professores de Biologia na Rede Estadual de Educação do Estado de Roraima, surgiu uma nova perspectiva de aprimoramento na formação de Docente à Residência Pedagógica. A Residência Pedagógica é um programa que tem como objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de Educação Básica, a partir da segunda metade de seu curso. As atividades da Residência Pedagógica permitiu atingir o objetivo do Programa que é a elevação da qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promover a integração de ensino na formação da Educação Superior e da Educação Básica, inserir os licenciandos no cotidiano da escola da rede pública de educação, incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica. Esse Programa veio para aperfeiçoar a formação dos discentes do curso de licenciatura Plena de Ciências Biológicas, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias. Além de induzir a reformulação da formação prática nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica. Sendo possível fortalecer e ampliar as relações entre o IFRR e a Escola Estadual Ana Liboria, promovendo uma sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores, promovendo a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da Educação Básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Publicado
2019-12-18