IMPACTOS E COMPREENSÕES ACERCA DA APRENDIZAGEM NO IFRR/CBVZO

  • Weenjhye Nayhara Morais
  • Gisela Rosseti
Palavras-chave: Aprendizagem, Campus Boa Vista Zona Oeste, Discentes, Ensino Médio

Resumo

 O Campus Boa Vista Zona Oeste está inserido numa localidade que aponta diversas demandas quanto a população jovem em idade escolar, tanto em número quanto em componentes de oferta, desenvolvimento e êxito no percurso escolar. Para tanto, esse estudo propôs-se analisar os impactos e compreensões acerca da aprendizagem dos discentes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFRR/CBVZO, contribuindo para melhoria nas atividades de acesso, permanência e êxito desses discentes e dos próximos que integrarão a unidade, a partir da aplicação de questionário e realização de grupos focais. O estudo tem duas etapas, sendo a primeira relativa à busca por literaturas sobre os temas da pesquisa e a segunda relativa a uma pesquisa exploratória, utilizando-se os instrumentos de coleta de dados a partir dos discentes. Foi elaborado e entregue um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido aos discentes interessados, juntamente com o questionário, a partir da entrada em todas as nove turmas de Ensino Médio do Campus. Entre os dados coletados a partir de doze discentes de diferentes turmas, pode-se apontar algumas observações tais como: as duas formas mais fáceis de memorizar os conteúdos (quando o professor explica dando exemplos práticos e quando o ambiente é calmo e silencioso); as duas melhores estratégias/instrumentos que o professor pode utilizar em sala de aula de aula para facilitar a aprendizagem dos alunos (explicações de diferentes formas (oralmente, práticas etc.) e aulas divertidas); a importância da boa relação entre aluno-professor para que a vontade de ensinar e aprender aumente; a auto avaliação do rendimento escolar no IFRR/CBVZO como regular; o que pensam sobre a estrutura existente e oferecida aos alunos, pelo IFRR/CBVZO (prédio, salas, laboratórios, espaço de convivência, entrada e saída da escola, oportunidades de auxílios (alimentação, transporte etc.) e bolsas (extensão, pesquisa, monitoria), realização de eventos diversos, outros), sendo regular; se o uso do celular prejudica os estudos por parte da maioria dos respondentes; que o uso do celular contribui para os estudos. Outras nove perguntas foram realizadas tais como: sobre o interesse pela participação em atividades extras relacionadas às artes; sobre as atividades extras (projetos, jogos esportivos, cursos, oficinas, eventos culturais etc.) que o IFRR/CBVZO oferece se contribuirão na carreira profissional do discente; sobre a interferência do sono e da alimentação nos estudos; sobre algum motivo atual que poderia estar prejudicando a aprendizagem; sobre a forma de estudar para provas, avaliações e apresentações de trabalho; sugestões para que o IFRR/CBVZO melhore; se o discente está alcançando seus objetivos no IFRR/CBVZO; e qual seria a avaliação dos pais/responsáveis sobre o rendimento do discente no IFRR/CBVZO. Assim, com este estudo pode-se identificar fatores/situações que incidem positiva ou negativamente no processo de aprendizagem dos discentes, ainda, que haja melhorias no processo de ensino-aprendizagem dos discentes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Boa Vista Zona Oeste, satisfação dos demais envolvidos nesse processo e que sejam fortalecidas a visão e missão institucionais do IFRR e o envolvimento dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem – comunidade interna e externa.

Publicado
2019-12-18