PATRIMÔNIO & MEMÓRIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE CURRICULARIZAÇÃO DE PESQUISA EM BONFIM, RORAIMA

  • Amarildo Ferreira
  • Karla Oliveira
  • Francimeire Aranda
Palavras-chave: Bonfim, Memória, Patrimônio, Referência Cultural

Resumo

A partir de um Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/RR e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR, o Projeto Memórias do Meu Lugar: Patrimônio Cultural e Território em Roraima objetiva levantar e registrar as memórias dos lugares e espaços e entorno de onde estão localizados os cinco campi do instituto, a partir das histórias de vida dos estudantes, seus familiares e vizinhança. Neste intuito, este trabalho procura demonstrar os resultados parciais dos trabalhos realizados no Município de Bonfim, a partir do desenvolvimento do projeto enquanto uma experiência de curricularização da pesquisa no âmbito do Curso Técnico em Administração Subsequente no Campus Avançado Bonfim (CAB), com realização de oficinas preparatórias nos eixos “Educação Patrimonial e História de Vida” e “Audiovisual e Técnicas Arquivísticas para Fontes Documentais de Pesquisadas” e idas a campo com os estudantes que participam do Projeto. Observações iniciais demonstram uma miríade de memórias e de vivências relacionadas àquele território, bem como à formação das identidades e referências culturais dos jovens e, sobretudo, o quanto de conhecimento e de saberes os estudantes possuem e o quanto é possível aprender com eles ao proporcionar-lhes oportunidade de transversalização da pesquisa na carga horária das disciplinas envolvidas, constituindo espaços pedagógicos socialmente referenciados nos quais, além de atenderem de forma dinâmica os objetivos dos componentes curriculares, promovem o diálogo e contribuem para a criação de possibilidades de inclusão social dos sujeitos envolvidos na pesquisa em processos de conhecimento e construção de políticas na área do patrimônio cultural.

Publicado
2019-12-18