YAWARI: UM PROTOTIPO DE SOFTWARE PARA ADOÇÃO DE ANIMAIS
Palavras-chave:
Engenharia de software, Meio ambiente, PrototipaçãoResumo
A pauta ambiental ocupa atualmente um lugar de destaque nas reuniões que tratam do futuro do planeta. Um dos principais pontos discutidos é a interferência humana na fauna, que muitas vezes se expressa na extinção de determinadas espécies. O empenho da sociedade para contribuir com o tema apresenta medidas de apoio à vida animal, todavia a recuperação de animais e sua inserção na floresta é tarefa dispendiosa. O objetivo deste trabalho é desenvolver o protótipo de um jogo chamado “Yawari” que em Yanomami significa “espírito do mato”. O software consiste em jogo que tem por função a adoção de animais por pessoas cuja finalidade principal é contribuir com seus cuidados e tratamento. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico, estudo de mercado, modelagem e prototipação de software, orientações práticas em sala de aula e análise por cenário. Para o processo de modelagem das funcionalidades da aplicação foi utilizado a linguagem UML (Unified Modeling Language - no português, “Linguagem de Modelagem Unificada") a fim de ilustrar as entidades envolvidas. Como resultado foi desenvolvido um protótipo funcional e visual. As telas permitiram a avaliação real da estrutura de dados proposta durante a fase de modelagem. Os códigos das classes de entidades permitiram os primeiros testes os quais tornaram possível a avaliação dos requisitos de software e suas restrições. Uma análise por cenário permitiu avaliar a aplicabilidade do protótipo ao tema proposto. Foi possível concluir que o desenvolvimento de protótipos de software para atender demandas ambientais pode representar um auxílio em questões relacionadas ao custo da manutenção dos animais em fases onde é necessário seu tratamento e recuperação. Além disso, almeja-se cumprir a missão de incentivar a preservação da fauna e flora brasileira.