CURSO PREPARATÓRIO DE ESPANHOL PARA O PROCESSO SELETIVO SERIADO – PSS1

  • Ana Paula de Souza Macena
  • Luciana Veloso Cardoso
  • Raylza Nascimento Bragança
  • Marilda Vinhote Bentes
  • Maria Silva Nascimento
Palavras-chave: Curso preparatório, Língua espanhola, Processo seletivo seriado

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência do curso livre: Preparatório de Espanhol para o Processo Seletivo Seriado – PSS1 – Parte 1 desenvolvido a partir do Componente Curricular Estágio Supervisionado IV, do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol e Literatura Hispânica, na Escola Estadual Maria das Dores Brasil. A procura pelo curso preparatório partiu do interesse dos alunos, devido ao ensino da Língua Espanhola estar ausente do currículo no semestre 2019.2. O curso consistiu em aulas de língua espanhola, com a finalidade principal de Preparar os alunos do 1º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Maria das Dores Brasil, para as provas de PSS1, na área da língua espanhola. O Processo Seletivo Seriado é uma das maneiras mais simplificadas de ingressar no Superior. O Processo Seriado trata-se de uma avaliação que exige menos tensão do candidato, uma vez que o conteúdo é restrito ao que foi aprendido naquele ano, ao contrário da modalidade tradicional do vestibular, que demanda o que foi aprendido nos três anos de ensino médio. Assim, no primeiro momento, para realizar o planejamento, buscou-se uma visão de que os textos são produções de comunicação textualizada em gêneros socialmente válidos. Isso recai no fato de que o aluno pode se expressar e entender o que é exposto em outra língua, a partir do conhecimento da realidade. Diante disso, foi proposto 40h de estratégias para favorecer a compreensão a partir de uma abordagem sociocultural dos textos, em língua espanhola, por meio de atividades dialogadas, questões dos exames dos anos anteriores, atividades de leitura e produção com uso da ludicidade, simulados e aulas expositivas. Fato que contribuiu significativamente, pois os discentes mostraram interesse pelo curso e sempre mantiveram a participação ativa, compreendendo os temas e conteúdos abordados durante o processo das aulas, ficando evidenciado o êxito a partir das realizações de atividades como os simulados e produção de textos, utilizando a língua espanhola.

Biografia do Autor

Ana Paula de Souza Macena

Acadêmica do Curso de Letras - Espanhol do IFRR/Campus Boa Vista.

Luciana Veloso Cardoso

Acadêmica do Curso de Letras - Espanhol do IFRR/Campus Boa Vista.

Raylza Nascimento Bragança

Acadêmica do Curso de Letras - Espanhol do IFRR/Campus Boa Vista.

Marilda Vinhote Bentes

Professora orientadora do Curso de Letras - Espanhol do IFRR/Campus Boa Vista.

Maria Silva Nascimento

Professora Supervisora da Escola Estadual Maria das Dores Brasil.

Publicado
2019-12-18