FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL

Autores

  • Cristiane Pereira de Oliveira
  • Cristofe Coelho Lopes da Rocha
  • João Guilherme Rodrigues Ribeiro
  • Pedro Lucas Sampaio dos Santos
  • Virginia Guedelho de Albuquerque Carvalho

Palavras-chave:

Cultura digital, Formação docente, Recurso didático

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) têm se constituído em uma importante ferramenta no contexto da educação. É considerada um relevante recurso didático metodológico para potencializar e aperfeiçoar as práticas pedagógicas nos níveis de ensino fundamental, médio e/ou superior. A tecnologia tem revolucionado o processo educativo, tornando o mais dinâmico e criativo. As redes e mídias sociais quase sempre são utilizadas de forma pormenorizada ignorando seu potencial no processo educativo. É nesse sentido, que a utilização das TDICS na prática educativa exige formação continuada dos professores com vistas à atualização e à qualificação para o uso competente desses recursos tecnológicos, uma vez que, faz se necessário ponderar, que a formação inicial, via de regra, não prepara o docente de forma efetiva para o uso das TDICS nas práxis diárias na sala de aula. O pressuposto é de que alunos e professores possam atuar de forma integrada em um processo de construção, por meio de redes de conhecimento. Além disso, transmissões em tempo real podem facilitar e reforçar temas em discussões dentro de sala de aula, em um horário alternativo. O objetivo deste trabalho é fomentar a educação na cultura digital e a formação continuada dos professores por meio da intervenção em tecnologias digitais. A finalidade principal foi fortalecer o processo de ensino e aprendizagem, reforçando as habilidades técnicas digitais cotidianas como recurso didático. A metodologia utilizada foi o desenvolvimento de palestras e de um curso, levantamento bibliográfico e desenvolvimento de atividades práticas nas redes digitais e sociais. Uma análise quanti qualitativa foi realizada por meio dos resultados obtidos durante a execução do trabalho. Como resultado os professores desenvolveram uma nova perspectiva no planejamento de suas aulas, utilizando como base o conhecimento de processos criativos em ambientes digitais, com uso de smartphones e das diversas redes sociais, como Instagram e Facebook. Além disso, desenvolveram planos de ensino multidisciplinares e transversais, aplicando conhecimentos digitais aos conteúdos do componente curricular. Adicionalmente, discentes do curso Técnico em Informática desenvolveram conteúdos das disciplinas curriculares do curso durante a formação docente, desenvolveram suas habilidades técnicas e compartilharam suas experiências no uso de tecnologias em ambientes de ensino. A avaliação qualitativacom uso da escala liket aguarda pela finalização da etapa de aulas práticas para compilação de artigo científico. A avaliação quantitativa corroborou o interesse da comunidade escolar com o preenchimento das 35 vagas disponibilizadas para o curso. Pode-se concluir que o uso das tecnologias aplicadas à prática docente, com foco na cultura digital, representa um auxílio nas praxes pedagógicas, sobretudo com relação ao uso de smartphones em ambientes didáticos.

Biografia do Autor

  • Cristiane Pereira de Oliveira

    Professora voluntária, Campus Boa Vista/IFRR.

  • Cristofe Coelho Lopes da Rocha

    Professor voluntário, Campus Boa Vista/IFRR.

  • João Guilherme Rodrigues Ribeiro

    Aluno extensionista, Campus Boa Vista/IFRR. 

  • Pedro Lucas Sampaio dos Santos

    Aluno voluntário, Campus Boa Vista/IFRR.

  • Virginia Guedelho de Albuquerque Carvalho

    Servidora orientadora, Campus Boa Vista/IFRR. 

Downloads

Publicado

2019-12-18