FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL

  • Cristiane Pereira de Oliveira
  • Cristofe Coelho Lopes da Rocha
  • João Guilherme Rodrigues Ribeiro
  • Pedro Lucas Sampaio dos Santos
  • Virginia Guedelho de Albuquerque Carvalho
Palavras-chave: Cultura digital, Formação docente, Recurso didático

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) têm se constituído em uma importante ferramenta no contexto da educação. É considerada um relevante recurso didático metodológico para potencializar e aperfeiçoar as práticas pedagógicas nos níveis de ensino fundamental, médio e/ou superior. A tecnologia tem revolucionado o processo educativo, tornando o mais dinâmico e criativo. As redes e mídias sociais quase sempre são utilizadas de forma pormenorizada ignorando seu potencial no processo educativo. É nesse sentido, que a utilização das TDICS na prática educativa exige formação continuada dos professores com vistas à atualização e à qualificação para o uso competente desses recursos tecnológicos, uma vez que, faz se necessário ponderar, que a formação inicial, via de regra, não prepara o docente de forma efetiva para o uso das TDICS nas práxis diárias na sala de aula. O pressuposto é de que alunos e professores possam atuar de forma integrada em um processo de construção, por meio de redes de conhecimento. Além disso, transmissões em tempo real podem facilitar e reforçar temas em discussões dentro de sala de aula, em um horário alternativo. O objetivo deste trabalho é fomentar a educação na cultura digital e a formação continuada dos professores por meio da intervenção em tecnologias digitais. A finalidade principal foi fortalecer o processo de ensino e aprendizagem, reforçando as habilidades técnicas digitais cotidianas como recurso didático. A metodologia utilizada foi o desenvolvimento de palestras e de um curso, levantamento bibliográfico e desenvolvimento de atividades práticas nas redes digitais e sociais. Uma análise quanti qualitativa foi realizada por meio dos resultados obtidos durante a execução do trabalho. Como resultado os professores desenvolveram uma nova perspectiva no planejamento de suas aulas, utilizando como base o conhecimento de processos criativos em ambientes digitais, com uso de smartphones e das diversas redes sociais, como Instagram e Facebook. Além disso, desenvolveram planos de ensino multidisciplinares e transversais, aplicando conhecimentos digitais aos conteúdos do componente curricular. Adicionalmente, discentes do curso Técnico em Informática desenvolveram conteúdos das disciplinas curriculares do curso durante a formação docente, desenvolveram suas habilidades técnicas e compartilharam suas experiências no uso de tecnologias em ambientes de ensino. A avaliação qualitativacom uso da escala liket aguarda pela finalização da etapa de aulas práticas para compilação de artigo científico. A avaliação quantitativa corroborou o interesse da comunidade escolar com o preenchimento das 35 vagas disponibilizadas para o curso. Pode-se concluir que o uso das tecnologias aplicadas à prática docente, com foco na cultura digital, representa um auxílio nas praxes pedagógicas, sobretudo com relação ao uso de smartphones em ambientes didáticos.

Biografia do Autor

Cristiane Pereira de Oliveira

Professora voluntária, Campus Boa Vista/IFRR.

Cristofe Coelho Lopes da Rocha

Professor voluntário, Campus Boa Vista/IFRR.

João Guilherme Rodrigues Ribeiro

Aluno extensionista, Campus Boa Vista/IFRR. 

Pedro Lucas Sampaio dos Santos

Aluno voluntário, Campus Boa Vista/IFRR.

Virginia Guedelho de Albuquerque Carvalho

Servidora orientadora, Campus Boa Vista/IFRR. 

Publicado
2019-12-18