CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS
Palavras-chave:
Aprendizagem, Construção, JogosResumo
A escolha dos jogos, surgiu com o intuito de fortalecer o processo de ensino/aprendizagem que possibilita aos docente trabalhar a matemática de forma prazerosa porém significativa, pois sabemos que a matemática está inserida em nossas atividades diárias. Nesse contexto, o objetivo de trabalhar com o jogo “Resta Um” consiste no desenvolvimento do raciocínio lógico onde auxilia na coordenação motora levando o jogador a criar novas estratégias ao longo da partida. O aprendizado através dos jogos apresentou excelentes resultados por se tratar de uma didática dinâmica, interativa e prazerosa que leva o aluno a construir o próprio conhecimento brincando, pois o lúdico proporciona ao processo de ensino e aprendizagem atividades difíceis, porém possíveis, ou seja, desafiadoras, que exigem do aluno o desenvolvimento do raciocínio lógico. No processo de elaboração do conhecimento educacional buscou interrogar se é importante inserir os jogos no processo de ensino e aprendizagem na educação de alunos do 7º ano. A abordagem teórica metodológica transitou pelo viés histórico cultural tendo em vista a concepção de Vygotsky sobre o processo de ensino e aprendizagem. Acrescenta-se como base o enfoque dos jogos lúdicos matemáticos para consolidar a relevância da temática. Em vista disso a influência dos jogos possibilitou aos discentes envolvidos uma aprendizagem significativa, para resoluções de problemas não só do ambiente escolar, como também para dificuldades do seu dia a dia.