ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE REGÊNCIA IV: LA LUDICIDAD EN LA ENSEÑANZA DE LENGUA ESPAÑOLA COMO METODOLOGÍA INTERDISCIPLINAR

  • Bianca Campelo Brito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Hanna Yanael Mota Maia
  • Letícia Ribeiro de Oliveira Sousa
  • Marilda Vinhote Bentes
Palavras-chave: Abordagem relacional, Interdisciplinaridade, Língua espanhola, Ludicidade

Resumo

Este resumo pretende relatar uma experiência do Estágio Supervisionado IV, do Curso de Letras Espanhol e Literatura Hispânica, do Instituto Federal de Roraima-IFRR/Campus Boa Vista, em que vislumbrou entender na prática o que é a ludicidade; de que maneira pode ser utilizada no ensino da língua estrangeira, vinculada à interdisciplinaridade; o que pode contribuir independentemente de faixa etária, entre outros aspectos relevantes que correspondem à teoría de aprendizagem na perspectiva relacional, a partir do enfoque comunicativo, isso por entender o caráter funcional da língua como instrumento de comunicação. Logo, foi primordial que o proceso de ensino aprendizagem tenha se baseado na interação. Com o objetivo de analisar como ocorre o processo de ensino-aprendizagem de alunos de nivel intermediário, a partir da aplicabilidade de atividades lúdicas com o processo de ensino interdisciplinar de língua española, foi proposto um curso livre, de 60h, para um público de 12 cursistas, cursantes do Ensino Médio, no próprio IFRR, com aulas planejadas, considerando a participação ativa dos alunos em língua española. A proposta delineou o papel do lúdico como mediador do conteúdo, pois cada estratégica metodológica desenvolvida, o lúdico era o que gerenciava o estímulo para que o aluno construisse seu conhecimento, seja nas aulas dialogadas, na produção de texto ou na leitura, enfim em cada aula o contexto girava em torno da não fragmentação de conteúdos e do prazer de aprender. Cada aula foi registrada a partir da perspectiva das estagiárias, que para as anotações usaram um diario de campo. A pesquisa ainda está em andamento, mas é correto afirmar o quanto a ludicidade e o proceso interdisciplinar contribuíram nas aulas, pois os discentes demonstraram satisfação em aprender e realizavam cada estratégia como suporte para autonomia, participação e cooperação. Considerando a abordagem relacional do processo de ensino aprendizagem em sala de aula, a aprendizagem é o centro, pois é o meio ativo pelo qual se conduz a transformação em um processo de aprender nas relações que se mantiam com o outro.

Biografia do Autor

Bianca Campelo Brito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Acadêmica de Letras Espanhol e Literatura Hispânica - IFRR/Campus Boa Vista.

Hanna Yanael Mota Maia

Acadêmica de Letras Espanhol e Literatura Hispânica - IFRR/Campus Boa Vista.

Letícia Ribeiro de Oliveira Sousa

Acadêmica de Letras Espanhol e Literatura Hispânica - IFRR/Campus Boa Vista.

Marilda Vinhote Bentes

Professora orientadora do IFRR/Campus Boa Vista.

Publicado
2019-12-18