A EDUCAÇÃO FÍSICA E A ARTE COMO MEIO DE SOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO: O RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PIBID/IFRR NA ESCOLA “VOVÓ MUNDICA” NO INCENTIVO E VALORIZAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES.

  • Tainara Aguiar dos Santos
  • Itaciara Beatriz da Silva Pimenta
  • Marcio Alessandro Araújo Abreu
  • Vianeide Monteles de Souza
  • Simony Ferreira Miliano
  • Gilberto Pivetta Pires
Palavras-chave: Artes, BNCC, Educação Física

Resumo

A presente pesquisa traz resultados e reflexões obtidas no projeto “A Educação Física e a Arte como meio de socialização e inclusão: o relato da experiência do PIBID/IFRR na escola “Vovó Mundica” no incentivo e valorização de práticas pedagógicas lúdicas e interdisciplinares”, que desenvolveu por meio de atividades artísticas e práticas corporais o potencial de cada aluno estimulando sua criatividade e capacidade de interação, usou-se uma metodologia adaptada subsidiada de recursos materiais variados durante a realização do projeto. O projeto foi desenvolvido com alunos do 8° e 9º Anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Maria Raimunda Mota de Andrade (Vovó Mundica), Zona Oeste do município de Boa Vista-RR. Essa intervenção teve como objetivo a interação, a socialização e inclusão de alunos por meio da realização de atividades artísticas, físicas e de expressão corporal. Foram desenvolvidas atividades de danças, música, teatro, pinturas, jogos recreativos coletivos com a finalidade de promover aspectos motores e cognitivos aos participantes e envolver outras disciplinas escolares para a valorização da interdisciplinaridade no processo de ensino/aprendizagem. Os trabalhos foram desenvolvidos na quadra poliesportiva da escola por meio de apresentações e exposições dos trabalhos feitos pelos os alunos. No cerimonial de encerramento cada sala recebeu um troféu de participação e a apresentação mais criativa ganhou um prêmio surpresa. A participação dos alunos contou como ponto extra para todas as matérias do bimestre, tendo tido cada professor a liberdade para critério de avaliação e desempenho de cada um. O projeto desenvolveu por meio de atividades artísticas e corporais do movimento, o conhecimento das áreas em seu contexto histórico e cultural com base nos conteúdos propostos pela BNCC relacionados as disciplinas de Artes e Educação Física, com isso propiciou a comunidade escolar uma melhor interação social, saúde, bem-estar e qualidade de vida, valorizando e respeitando a diversidade cultural.

Biografia do Autor

Tainara Aguiar dos Santos

Bolsista CAPES - PIBID IFRR/Campus Boa Vista

Itaciara Beatriz da Silva Pimenta

Bolsista CAPES - PIBID IFRR/Campus Boa Vista

Marcio Alessandro Araújo Abreu

Bolsista CAPES - PIBID IFRR/Campus Boa Vista.

Vianeide Monteles de Souza

Bolsista CAPES - PIBID IFRR/Campus Boa Vista

Simony Ferreira Miliano

Supervisora CAPES – PIBID IFRR/Campus Boa Vista.

Gilberto Pivetta Pires

Professor do IFRR/Campus Boa Vista

Publicado
2019-12-18