PROFISSÕES NO CONTEXTO DA MIGRAÇÃO

  • Francimar Matias de Souza
  • Joyci Leila Gervásio Bezerra
  • Kaylla Elizabeth Corrêa da Silva
  • Marilda Vinhote Bentes
Palavras-chave: Língua espanhola, Migração, Profissões

Resumo

O presente trabalho consiste em um relato de experiência a partir da aplicabilidade do projeto “Profissões no contexto da migração” desenvolvido no Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista, por meio de um curso livre, com a carga horária de 60 horas, em 2019.2, oferecido à comunidade externa, composto por adolescentes, jovens - sendo a maioria participante do Projeto Crescer, programa realizado pela Prefeitura Municipal de Boa Vista - e adultos - alguns graduandos da modalidade a distância do curso de Licenciatura em Letras Espanhol e Literatura Hispânica do Instituto Federal de Roraima. O fator motivacional para o desenvolvimento do projeto se deu a partir da disciplina Estágio Supervisionado IV, do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol e Literatura Hispânica, na modalidade presencial, que busca além de preparar e aproximar os futuros docentes para o contexto da sala de aula, os ajuda a levar em conta a realidade vivenciada pelos alunos como parte essencial do processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, tendo como base teórica a Linguística Funcional Centrada no Uso, que percebe a língua como parte integrante da vida em sociedade e que está relacionado com o pensamento e experiência (Martelotta, 2012), utilizou-se aulas que promovessem a interação entre os alunos e que levassem a discussão a respeito do tema, com atividades dirigidas a leitura e interpretação, para que os alunos construíssem conhecimento acerca da migração, dos fatores e das consequências inerentes a ela, para que além de compreender e exercitar as noções básicas do vocabulário da língua espanhola, entender o funcionamento dela e, ainda, como o contexto migratório afeta a vida profissional de quem está vivenciando essa realidade. Assim, os alunos demostraram compreensão acerca do tema, envolvendo os conhecimentos construídos acerca da língua espanhola, por meio de suas opiniões escritas e faladas, suas percepções e postura frente ao tema abordado. Em relatos, cursistas expuseram algumas situações do cotidiano, suscitando aproveitamento do curso com subsídios para se posicionar melhor e resolver situações do dia a dia. Portanto, ao alcançar os objetivos propostos, os alunos puderam ampliar o olhar em relação a realidade pessoal e profissional, no que corresponde ao contexto de uso da língua. Além de os incentivar ao aprendizado de um segundo idioma, pois auxilia na ampliação e construção linguística e cultural, resultando em enriquecimento pessoal, intelectual e profissional.

Biografia do Autor

Francimar Matias de Souza

Acadêmicas do IFRR /Campus Boa Vista

Joyci Leila Gervásio Bezerra

Acadêmicas do IFRR /Campus Boa Vista.

Kaylla Elizabeth Corrêa da Silva

Acadêmicas do IFRR /Campus Boa Vista

Marilda Vinhote Bentes

Professora do IFRR /Campus Boa Vista.

Publicado
2019-12-18