CONTOS, INCLUSÃO E DIVERSIDADE: A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS NA ZONA OESTE

  • Shakira Pâmela Tavares de Lima
  • Mariana Ohana Batista de Souza
  • Camille Vitória Gomes Batista
  • Clarice Gonçalves Rodrigues Alves
Palavras-chave: Contação de histórias, Contos, Oralidade

Resumo

O projeto Contos, Inclusão e Diversidade tem por objetivo popularizar e incentivar o hábito de leitura e a prática da oralidade junto a estudantes de escolas fundamentais do IFRR-CBVZO. Primeiramente, foi pensado para atender diferentes escolas mas, devido a demanda, acabou atendendo sessenta (60) estudantes da Escola Elza Breves dois dias na semana, juntamente como o projeto O Ensino da Leitura como Prática Transformadora, onde cada grupo de trinta (30) estudantes participava de uma das propostas em horários alternados. Verificou-se, no decorrer das atividades, o desenvolvimento da criatividade e a melhoria da expressividade dos participantes, assim como a valorização da tradição oral por meio de histórias, contos e fábulas. Foram lidos – individualmente ou em grupo – diversas histórias, acompanhadas de dinâmicas de contação, jogos corporais e sobretudo, com a prática do reconto, onde os estudantes acrescentavam fatos e personagens aos contos originais incentivando sua criatividade e expressividade. Por meio de questionário entregue aos estudantes, percebe-se que já repercutiu positivamente no rendimento escolar e no hábito da leitura da maioria dos envolvidos.

Biografia do Autor

Shakira Pâmela Tavares de Lima

Discente do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste e bolsista PBAEX.

Mariana Ohana Batista de Souza

Discente do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste e voluntária PBAEX.

Camille Vitória Gomes Batista

Discente do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste e voluntária PBAEX.

Clarice Gonçalves Rodrigues Alves

Professora EBTT de História do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste.

Publicado
2019-12-18