A FAMÍLIA NA ESCOLA: TRABALHANDO OS GRAUS DE PARENTESCO COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL ANA LIBÓRIA

  • Izaura Azevedo Ghirotti
  • Vera Lucia Pedro Correa
  • Vitória da Silva Moura
Palavras-chave: PIBID, Espanhol, Família

Resumo

O projeto do PIBID 2019 foi planejado na disciplina de Espanhol para alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ana Libória, com o objetivo de ensinar os léxicos da família na LE. Para isso, foi utilizado o livro infantil chamado “O livro da família” escrito por Todd Parr para inicialmente abordar com cautela a diversidade das famílias nos dias atuais para além do modelo tradicional (homem, mulher e filhos). Faz importante mencionar que esse assunto foi abordado sem aprofundar-se em questões de homossexualidade, pois o indivíduo é livre para pensar da sua forma sobre o assunto. Logo após, foi pedido aos alunos que falassem um pouco sobre suas próprias famílias, o que tornou a aula interessante uma vez que eles puderam perceber que a vida de todos estava descrita naquele livro. As professoras tomaram medidas para que não chegasse a ser uma aula com impactos negativos ou que trouxesse consequências psicológicas aos alunos, porque sabe–se que existem muitos alunos que passam por problemas no âmbito familiar. Discutiu-se também a questão do respeito pela família (independente da sua constituição) e que o sentimento de afeto deve ser fundamental independentemente do tamanho ou formato da família. Dando continuidade à aula foi passado uma lista com os nomes da família (pai, mãe, irmão, entre outros) em português e ao lado em espanhol para que fossem estudadas a grafia e a pronúncia. Como forma de fixação do conteúdo foram trabalhadas as seguintes atividades: exercícios de tradução (para avaliar o conteúdo); algumas perguntas sobre a família de cada aluno (a fim de avaliar a oralidade e escrita); perguntas sobre o texto (para trabalhar a interpretação); finalizando com uma atividade de cruzadinha. Com a aplicação dessas metodologias notou-se que os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que o objetivo de ensinar e aprender os léxicos de família em espanhol foi alcançado, e ainda houve uma conscientização sobre questões de preconceito e respeito pelas famílias.

Biografia do Autor

Izaura Azevedo Ghirotti

Bolsista do PIBID - IFRR/Campus Boa Vista.

Vera Lucia Pedro Correa

Bolsista do PIBID - IFRR/Campus Boa Vista.

Vitória da Silva Moura

Bolsista do PIBID - IFRR/Campus Boa Vista.

Publicado
2019-12-18