AULA INTERDISCIPLINAR COMO FORMA DE PROVIMENTO DE NOVOS CONHECIMENTOS E HABILIDADES NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR CAMILO DIAS

  • Marcos Miguel Mayer
  • Juliana Paulino de Sousa
  • Juliana Christina Girão Rebouças
  • Joseane Lopes Fernandes
Palavras-chave: Aula, Criatividade, Interdisciplinaridade, Sensibilização

Resumo

O trabalho foi desenvolvido no Programa de Residência Pedagógica na Escola Estadual Professor Camilo Dias que contribuiu no processo de formação dos licenciandos em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Roraima-IFRR, campus Boa Vista. O tema da prática interdisciplinar aplicada à comunidade discente foi: Ecologia sem Fronteiras. Objetivou-se trabalhar a interdisciplinaridade entre Espanhol, Artes e Ciências em prol da sensibilização das questões ambientais. Metodologia: A aula do dia 16 de junho de 2019 iniciou-se com a explanação da importância de se preservar o meio ambiente, e que não importa a nacionalidade do indivíduo, uma vez que, todos os seres humanos têm a obrigação de preservar e o dever de buscar meios mais sustentáveis de se viver. Em seguida foi aplicado aos alunos de 7º anos e 9º anos do ensino fundamental II e 1ª série do ensino médio regular um texto escrito em espanhol para realização da leitura sobre ecologia e eles tiveram que fazer a tradução para o português, após a tradução solicitou-se aos discentes a elaboração de uma frase de impacto em português e depois traduzido para o espanhol. Ao término, os estudantes elaboraram desenhos que representassem suas frases para serem expostos no mural da escola. Os materiais utilizados foram: texto base sobre ecologia, dicionário de português/espanhol, papel A4 reciclado, lápis de cor, lápis grafite, caneta e borracha. O método utilizado foi o exploratório, pesquisa-ação e qualitativo. Resultados obtidos: Muitos alunos relataram dificuldades em desenvolver a atividade designada, pois, afirmaram não possuírem criatividade para concretizar as ideias, porém com o auxilio dos docentes os estudantes se superaram e realizaram exemplares satisfatórios e criativos. Conclusão: Aulas interdisciplinares trazem aprendizagens significativas aos discentes, promove inclusão, discussão e compreensão dos assuntos trabalhados no dia a dia, por isso faz-se necessário aulas que possibilitem diálogos entre as disciplinas e que busquem restaurar e desenvolver habilidades e senso crítico das crianças e adolescentes.

Biografia do Autor

Marcos Miguel Mayer

Bolsista da Residência Pedagógica -- IFRR/Campus Boa Vista

Juliana Paulino de Sousa

Bolsistas da Residência Pedagógica - IFRR/Campus Boa Vista

Juliana Christina Girão Rebouças

Bolsistas da Residência Pedagógica - IFRR/Campus Boa Vista

Joseane Lopes Fernandes

Professora Preceptora da Escola Estadual Professor Camilo Dias

Publicado
2019-12-18