PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CURSO FIC DE LIBRAS POR MEIO DE PROJETO INTERDISCIPLINAR NO CAMPUS AVANÇADO BONFIM, RORAIMA: UM ESTUDO DE CASO

  • Amarildo Ferreira Júnior
  • Henrique César Lopes
  • Midiã Rodrigues Ferreira
Palavras-chave: Ensino de Libras, Interdisciplinar, Práticas pedagógicos

Resumo

A partir da realização de projeto interdisciplinar entre os componentes curriculares História e Conceitos das Pessoas com Deficiência Auditiva e Surdos, Educação Especial e Inclusiva, Comunicação pela Língua de Sinais, e Libras – Sinais específicos para o ambiente escolar, do Curso de Formação Inicial e Continuada de Língua Brasileira de Sinais – Libras, no Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, visou-se analisar a relação entre a inserção da produção do conhecimento por meio do trabalho integrado e o desenvolvimento dos processos didáticos pedagógicos, além de também buscar conhecer a percepção dos professores sobre diferentes espaços educativos com aporte da interdisciplinaridade. Nesta perspectiva, teve-se como proposta interdisciplinar, verificar, a partir do contexto a ser vivenciado pelos estudantes, futuros intérpretes de Libras, quais realidades irão enfrentar no mundo do trabalho, com o projeto integrador dando aporte ao ensino de Libras no Campus. O projeto foi organizado em quatro etapas: na primeira, foi realizada uma entrevista com os estudantes, com o intuito de verificar como se daria a prática e a disposição em participar de peças teatrais com enfoque na realidade, na qual obtivemos consenso na aceitação dos discentes; nas segunda e terceira etapas, antecipadas pela participação da turma em evento da área, aplicaram-se as instruções para a apresentação dos grupos de trabalhos, os quais foram divididos por temáticas. Baseado nos três momentos pedagógicos, a quarta e última etapa se deu com a avaliação das apresentações teatrais e suas contribuições para fomentar o ensino de Libras e sua aplicabilidade na práxis. Por meio das análises dos registros dos quinze estudantes que concluíram o curso, observou-se que a metodologia utilizada, aliada a outras estratégias de ensino, como a explicação do passo a passo da produção dos trabalhos teatrais, os quais simularam as atuações do intérprete de Libras em diferentes espaços sociais (Auto Escola, Hospital e Agência da Previdência Social), e a utilização dos espaços não formais, enquanto educativos, como participação no seminário Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva dos Surdos na cidade de Boa Vista – RR, consistiram em elementos valorizadores da realidade como ponto de partida para uma aprendizagem significativa. O produto do projeto gerado foi um guia prático audiovisual e com a interpretação dos momentos da fala em português, com informações sobre a práxis da aplicabilidade do ensino de Libras e a formulação de oficinas teatrais.

Biografia do Autor

Amarildo Ferreira Júnior

Professor do IFRR/Campus Avançado Bonfim

Henrique César Lopes

Professor do IFRR/Campus Avançado Bonfim.

Midiã Rodrigues Ferreira

Professor do IFRR/Campus Avançado Bonfim

Publicado
2019-12-18