PROJETO LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA CONTRA O BULLYING

Autores

  • Francisco do Nascimento Moura
  • Aldacir Laércio de Souza

Palavras-chave:

Aprendizado, Bullying, Cultura, Imigração

Resumo

O Projeto "Língua e Literatura Espanhola contra o Bullying" surgiu a partir de uma observação em sala de aula na qual notou-se a discriminação dos estudantes em relação à língua estrangeira e ao imigrante falante da língua espanhola. Com o objetivo de minimizar a problemática do bullying na Escola Estadual Militarizada Jaceguai Reis Cunha, com os estudantes da turma 74 do 7° ano do ensino fundamental, foi proposto aos alunos um projeto que os levassem a refletir e se perceber dentro desse contato cultural e linguístico em nosso estado nesse processo migratório. Dessa forma, este Projeto ajudaria a entender esse processo por meio do aprendizado da Língua Espanhola e por esse viés da cultura, a qual é viva no ser humano e tem se tornado ao longo dessa formação cultural uma cultura rica e miscigenada. Além disso, este Projeto busca diminuir a distância aproximando as culturas, desenvolvendo também o respeito, aceitação, empatia e o gosto pela língua. As atividades desenvolvidas nas aulas procuravam estabelecer uma comunicação positiva por meio do uso da literatura em gibi, música e vídeos para disseminação das manifestações culturais da América–Hispânica, objetivando também aprimorar as habilidades de leitura, fala, escrita e audição, para melhor comunicação com os imigrantes. Foram realizadas atividades como: aulas expositivas e dialogadas usando o conteúdo programático da disciplina, incluindo a temática do bullying, empatia, respeito, autoconhecimento, utilização de musicas e vídeos, apresentação de jogral com música e poesia em espanhol no dia das mães incluindo os estudantes nativos da língua. Menciona-se que está em processo de organização uma cartilha sobre bullying em língua espanhola/português. Durante esse período temos percebido o progresso no aprendizado dos estudantes em relação à língua espanhola e sua cultura, com o aumento do respeito, aceitação e inclusão dos colegas em sala de aula, diminuição dos casos de bullying, não só aos estrangeiros venezuelanos, mas também com os próprios colegas brasileiros.

Biografia do Autor

  • Francisco do Nascimento Moura

    Bolsista do PIBID - IFRR/Campus Boa Vista. 

  • Aldacir Laércio de Souza

    Bolsista do PIBID - IFRR/Campus Boa Vista. 

Downloads

Publicado

2019-12-18