PROJETO LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA CONTRA O BULLYING

  • Francisco do Nascimento Moura
  • Aldacir Laércio de Souza
Palavras-chave: Aprendizado, Bullying, Cultura, Imigração

Resumo

O Projeto "Língua e Literatura Espanhola contra o Bullying" surgiu a partir de uma observação em sala de aula na qual notou-se a discriminação dos estudantes em relação à língua estrangeira e ao imigrante falante da língua espanhola. Com o objetivo de minimizar a problemática do bullying na Escola Estadual Militarizada Jaceguai Reis Cunha, com os estudantes da turma 74 do 7° ano do ensino fundamental, foi proposto aos alunos um projeto que os levassem a refletir e se perceber dentro desse contato cultural e linguístico em nosso estado nesse processo migratório. Dessa forma, este Projeto ajudaria a entender esse processo por meio do aprendizado da Língua Espanhola e por esse viés da cultura, a qual é viva no ser humano e tem se tornado ao longo dessa formação cultural uma cultura rica e miscigenada. Além disso, este Projeto busca diminuir a distância aproximando as culturas, desenvolvendo também o respeito, aceitação, empatia e o gosto pela língua. As atividades desenvolvidas nas aulas procuravam estabelecer uma comunicação positiva por meio do uso da literatura em gibi, música e vídeos para disseminação das manifestações culturais da América–Hispânica, objetivando também aprimorar as habilidades de leitura, fala, escrita e audição, para melhor comunicação com os imigrantes. Foram realizadas atividades como: aulas expositivas e dialogadas usando o conteúdo programático da disciplina, incluindo a temática do bullying, empatia, respeito, autoconhecimento, utilização de musicas e vídeos, apresentação de jogral com música e poesia em espanhol no dia das mães incluindo os estudantes nativos da língua. Menciona-se que está em processo de organização uma cartilha sobre bullying em língua espanhola/português. Durante esse período temos percebido o progresso no aprendizado dos estudantes em relação à língua espanhola e sua cultura, com o aumento do respeito, aceitação e inclusão dos colegas em sala de aula, diminuição dos casos de bullying, não só aos estrangeiros venezuelanos, mas também com os próprios colegas brasileiros.

Biografia do Autor

Francisco do Nascimento Moura

Bolsista do PIBID - IFRR/Campus Boa Vista. 

Aldacir Laércio de Souza

Bolsista do PIBID - IFRR/Campus Boa Vista. 

Publicado
2019-12-18