A RELEVÂNCIA DO COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS ESPANHOL E LITERATURA HISPÂNICA NO CAMPUS BOA VISTA/IFRR

  • Camila Sousa Monteiro
  • Camilly Batista Né da Cruz
  • Francimar Matias de Souza
  • Joyci Leila Gervásio
  • Kaylla Elizabeth Corrêa da Silva
  • Silvina Faria dos Santos
Palavras-chave: Educação especial, Educação inclusiva, Formação inicial, Público alvo da educação especial

Resumo

O presente trabalho propõe demostrar a importância da disciplina educação especial no curso de letras espanhol. Segundo Brasil 2008, a Educação Especial é uma área do conhecimento e passa a ser concebida pela Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, como sendo uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem dos alunos público alvo da Educação Especial (Pessoas com Deficiência, Pessoas com Transtornos Globais do desenvolvimento e Pessoas com Altas Habilidades/superdotação). Nesse sentido este trabalho objetiva analisar se o Componente Curricular Educação Especial na Perspectiva da Inclusão do curso de Licenciatura em Letras Espanhol e Literatura Hispânica no Campus Boa Vista/IFRR possui conhecimento científico teóricos e práticos que permitam aos graduandos atuar com o público alvo da Educação Especial. De acordo com o Plano Pedagógico do Curso (PPC), a formação inicial nessa área de conhecimento oferece aos graduandos do curso de Licenciatura em Letras Espanhol e Literatura Hispânica/IFRR o domínio das competências necessárias à intervenção profissional do professor como membro integrante da equipe multiprofissional na Educação Especial, conhecendo e analisando práticas pedagógicas inclusivas à luz de análises crítico-reflexivas. O percurso metodológico utilizado para se alcançar o objetivo foi por meio de levantamento documental do PPC do curso, analisando as ementas, conteúdos e referências. A pesquisa ainda se encontra em andamento, as análises do PPC estão sendo realizadas por módulos desvelando até o momento que os componentes são ministrados de forma integradora e inclusiva. Espera-se ainda desvelar que o PPC de Espanhol esteja de acordo com a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

Biografia do Autor

Camila Sousa Monteiro

Acadêmica do Curso de Letras Espanhol e Literatura Hispânica do IFRR/Campus Boa Vista.

Camilly Batista Né da Cruz

Acadêmica do Curso de Letras Espanhol e Literatura Hispânica do IFRR/Campus Boa Vista.

Francimar Matias de Souza

Acadêmica do Curso de Letras Espanhol e Literatura Hispânica do IFRR/Campus Boa Vista.

Joyci Leila Gervásio

Acadêmica do Curso de Letras Espanhol e Literatura Hispânica do IFRR/Campus Boa Vista.

Kaylla Elizabeth Corrêa da Silva

Acadêmica do Curso de Letras Espanhol e Literatura Hispânica do IFRR/Campus Boa Vista.

Silvina Faria dos Santos

Professora do IFRR/Campus Boa Vista.

Publicado
2019-12-18