A DIVERGÊNCIA DO DESEMPENHO DAS TURMAS DE 2° ANO DA ESCOLA ESTADUAL ANA LIBÓRIA NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E A FALHA DO SISTEMA EDUCACIONAL

  • Iasmin Ingrid da Silva Garcia
  • Leidiane do Nascimento Alves
Palavras-chave: Divergência, Turmas, Sistema educacional

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica proporciona aos discentes, a vivência da realidade do cotidiano escolar, possibilitando o aperfeiçoamento do licenciando através da teoria e prática da profissão docente. Durante o período de observação e regência em sala de aula, notou-se a particularidade nas turmas de 2º ano, apesar do planejamento e execução de aula serem os mesmos para todas elas, o retorno de cada turma foi desigual. Diante disto, o presente estudo objetivou-se em: (a) analisar o desempenho dos alunos das turmas na disciplina de Biologia; (b) comparar o comportamento dos discentes das referidas turmas; (c) observar o sistema educacional da referida escola. Participaram desta pesquisa 4 turmas do 2º ano do ensino médio, totalizando 83 estudantes. O método para realização deste estudo foi com base na vivência durante as fases de observação e docência. Obteve-se os seguintes resultados: A turma A foi a que mais demonstrou falta de compromisso, e isso interferiu no processo de aprendizagem, então apresentou o maior índice de alunos na recuperação; a turma B foi considerada mediana, pois entregavam as atividades, o índice de reprovação foi mínimo, porém apenas um determinado grupo de alunos demostraram interesse em participar das aulas; a turma C foi considerada a melhor dentre elas, pois apresentou um pequeno quantitativo de reprovação e a participação dos alunos durante as aulas foi satisfatória; e a turma D foi muito apática, apresentando participação mínima durante as aulas, porém a entrega de trabalhos era em dia, e um nível de reprovação médio. A escola passou por uma reforma, e por esse motivo ficou duas semanas sem aula. Então, o calendário escolar foi atingido prejudicando o andamento dos conteúdos a serem ministrado no decorrer do bimestre. Diante dessa situação, foi notado uma falha no sistema educacional, em que houve a falta de planejamento e isso ocasionou a aceleração das atividades, fazendo com que os alunos fossem aprovados ao final do bimestre. Infelizmente, essa incorreção permitiu com que alunos negligentes, com suas obrigações, conseguissem alcançar a média apenas com uma prova, tornando-os aptos para avançar as séries seguintes e conclusão do ensino médio. Contudo, essa experiência permitiu que os residentes enfrentassem diversas etapas da fase da docência e assim garantirem o aprimoramento das aptidões para futura atuação como profissional.

Biografia do Autor

Iasmin Ingrid da Silva Garcia

Bolsista do Programa residência pedagógica do IFRR/Campus Boa Vista.

Leidiane do Nascimento Alves

Bolsista do Programa residência pedagógica do IFRR/Campus Boa Vista.

Publicado
2019-12-18