LEITURA E CANÇÃO À VOZ E VIOLÃO

  • Elane de Sousa Santos
  • Adenilza Ferreira da Silva
  • Daniel Sanches de Lima
  • Juliana Karoline Dantas Rocha
  • Márcio Patrício dos Santos Mota
  • Rogério Paula dos Reis
Palavras-chave: Êxito, Leitura, Música, Permanência

Resumo

A leitura é condição relevante e significativa à formação da pessoa, tendo em vista que oportuniza a análise da sociedade e do cotidiano, corroborando para a ampliação de visões e interpretações sobre o mundo. Nesse pensar, a música pode ser uma estratégia motivadora e incentivadora da prática da leitura para além da obrigação. Assim sendo, crer-se que por meio da música, será possível a criação de um ambiente em potencial à aquisição e perpetuação da leitura. O objetivo deste trabalho é contribuir com a permanência e o êxito de discente a partir da leitura e da música. Participaram do projeto 35 discentes oriundos dos Cursos Técnicos em Agroindústria, Agropecuária, Aquicultura e Curso Superior Bacharelado em Agronomia. A metodologia do projeto constou da divisão dos participantes em grupos de cinco, cada grupo selecionou seis obras literárias para ler e externalizar em forma de música. No encontro com todos do projeto, cada grupo resumia a obra literária de forma oral e cantava a música produzida a partir da interpretação do lido. Após a apresentação de cada grupo, havia a utilização interdisciplinar de bases conceituas dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Sociologia, os quais contribuíam com orientações à comunicação oral e escrita dos discentes participantes do ponto de vista dos elementos gramaticais e suas relações com a realidade social vigente. Os discentes participantes foram convidados a contribuir com os eventos escolares e aqueles que se sentiam à vontade e que apresentavam desenvoltura com a música realizaram apresentações musicais no formato coral, acústica ao som de violão e em dupla ou trio. As músicas apresentadas nos eventos escolares eram de escolha dos discentes participantes observando a temática do evento e valorizando as obras musicais nacionais com letras positivas, valorizando o ser humano e sua cultura, principalmente os arranjos produtivos locais. Instrumentos de coleta de dados demonstraram a satisfação dos participantes, sinalizando uma maneira criativa de incentivar a prática da leitura e da música no ambiente escolar, o que corroborou com o objetivo deste trabalho.

Biografia do Autor

Elane de Sousa Santos

Técnico em Assuntos Educacionais do IFRR/Campus Novo Paraíso.

Adenilza Ferreira da Silva

Técnico em Administração do IFRR/Campus Novo Paraíso.

Daniel Sanches de Lima

Auxiliar em Enfermagem do IFRR/Campus Novo Paraíso.

Juliana Karoline Dantas Rocha

Técnico em Assuntos Educacionais do IFRR/Campus Novo Paraíso.

Márcio Patrício dos Santos Mota

Técnico em Audiovisual do IFRR/Campus Novo Paraíso.

Rogério Paula dos Reis

Técnico em Administração do IFRR/Campus Novo Paraíso.

Publicado
2019-12-18