O USO DO JOGO HEX COMO FERRAMENTA FACILITADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES

  • Aline Minervina da Silva
  • Arthur Alberto Silva
  • Diellison da Silva Fernandes
  • Jerrimar Moraes de Araújo
  • Joerk da Silva Oliveira
Palavras-chave: Hex, Jogos, Matemática, Resolução de Problemas

Resumo

No período de Abril a Junho de 2019, os acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática através do programa Residência Pedagógica em parceria com o preceptor que atua na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, na cidade de Boa Vista/RR, desenvolveram uma aplicação do jogo HEX como recurso para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, para resolução de problemas que é uma das tendências na Matemática. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) enfatizam que os jogos provocam desafios genuínos nos alunos, gerando interesse e prazer e, por isso mesmo, devem fazer parte da cultura escolar. Entretanto o professor deve ser mediador da construção do conhecimento lógicomatemático como desafio a serem apresentados aos alunos. Para a condução das atividades metodológicas fez-se necessário relatar sobre a história do jogo e seus objetivos que contribuem na resolução de problema. Na organização da oficina, inicialmente foi montado uma sala, com 30 tabuleiros do jogo, sendo uma hora por turma. No segundo momento foi apresentado a história e as regras do jogo, que tem o objetivo de auxiliar os alunos a aprenderem de forma diferenciada a multiplicação de dois fatores. No terceiro momento foi feito um campeonato em cada turma, onde os finalistas 1º, 2º e 3º lugar ganhavam 10 pontos extras na disciplina de matemática. A aplicação deste jogo facilitou o processo de ensino-aprendizagem, além de promover uma competição saudável. Os alunos atingiram os objetivos de ensino de forma satisfatória, onde todos participaram e desenvolveram o raciocínio por meio dos jogos. Portanto ao concluir essa etapa podemos constatar que é o início de uma longa caminhada, pois a profissão de professor vai além de dominar teorias e técnicas, é um processo de construção de relações e isso exige um profissional dedicado, responsável, ético e acima de tudo, humano.

Biografia do Autor

Aline Minervina da Silva

Bolsista do Residência Pedagógica do IFRR/Campus Boa Vista

Arthur Alberto Silva

Bolsista do Residência Pedagógica do IFRR/Campus Boa Vista

Diellison da Silva Fernandes

Bolsista do Residência Pedagógica do IFRR/Campus Boa Vista

Jerrimar Moraes de Araújo

Professor Preceptor/Escola Tancredo Neves

Joerk da Silva Oliveira

Professor do IFRR – Docente Orientador/Campus Boa Vista

Publicado
2019-12-18