PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS NA ESCOLA DO CAMPO

  • Alaine Andrade de Morais
  • Anna Lúcia Nascimento da Silva
  • Paulo Romeu Alvarenga
  • Valdeir Sampaio Sapará
  • Alice Andrade de Morais
Palavras-chave: Currículo, Diretrizes educacionais, Formação docente

Resumo

A formação continuada dos professores tende a atenuar possíveis deficiências conceituais, práticas e epistemológicas em sua formação inicial. Esse processo se torna um desafio complexo, em razão da cultura organizacional predominante nas escolas. Nesse contexto, o referido projeto realizado pelo Instituto Federal de Roraima, Campus Novo Paraíso, na Escola Municipal Francivan do Nascimento Lopes, na Vila Novo Paraíso, em Caracaraí, Roraima, tem o objetivo de oportunizar, aos docentes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, espaços para diálogos que favoreçam a ampliação do universo de conhecimento dos professores e a reflexão acerca do currículo e das concepções norteadoras do trabalho educativo. Com base nessa temática, é possível oportunizar aos sistemas de ensino reflexões sobre o papel social da escola na construção coletiva do conhecimento, bem como estabelecer um espaço de formação continuada para os professores por meio da organização de grupos de estudos, construindo um comprometimento coletivo com o processo de ensino-aprendizagem. O método adotado no trabalho foi o dedutivo e o dialético, sendo qualitativa a forma de abordagem do problema. A natureza da pesquisa caracteriza-se como aplicada, e, quanto aos objetivos, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva empírico-normativa. Os resultados mostraram-se relevantes para sua aplicação, haja vista que a proposta de formação continuada para os professores torna-se uma atividade rotineira que possibilita a compreensão do cenário educacional atual sobre o desenvolvimento das tendências pedagógicas que fundamentam a educação brasileira em seus aspectos históricos, legais e a integração das instituições de ensino municipais e federais comprometidas com a melhoria da qualidade de ensino.

Biografia do Autor

Alaine Andrade de Morais

Professora do IFRR/Campus Novo Paraíso.

Anna Lúcia Nascimento da Silva

Professora do IFRR/Campus Novo Paraíso.

Paulo Romeu Alvarenga

Professor do IFRR/Campus Novo Paraíso.

Valdeir Sampaio Sapará

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática/UFRR.

Alice Andrade de Morais

Professora Estadual/RR.

Publicado
2019-12-18