O USO DE OBRAS LITERÁRIAS NO ENSINO DA BIOLOGIA COMO FERRAMENTA AO INCENTIVO À LEITURA

Autores

  • Ana Beatriz Ludgero Gicquel
  • Ivonice Vieira

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Leitura, Língua Portuguesa

Resumo

O incentivo à leitura é um dos objetivos de instituições de ensino, uma vez que a leitura traz muitos benefícios e é essencial para a compreensão dos assuntos de diversas áreas, não só da linguística. As matérias se complementam e são necessárias para a compreensão umas das outras, já que elas trazem mais conhecimento e enriquecem o processo pedagógico. O processo de integrar disciplinas se chama interdisciplinaridade e é uma ferramenta didática utilizada para aproximar ciências e melhorar a compreensão dos alunos em sala de aula. Com a interdisciplinaridade é possível facilitar a compreensão do aluno perante disciplinas mais complexas e fomentar a curiosidade por áreas que normalmente não são de interesse do discente. As disciplinas das áreas naturais não se integram com tanta facilidade com outras áreas de estudo, como a matéria de biologia, que não possui tantas chances criar de laços com outras disciplinas fora de sua área de estudo, pois é uma matéria específica, o que dificulta o processo. A disciplina de língua portuguesa e biologia são componentes da matriz curricular comum dos alunos da rede pública e particular do Brasil, no entanto, não há tantos projetos que busquem integrar estas matérias. O artigo irá apresentar um projeto que integre ambas com o objetivo de incentivar a leitura e facilitar o processo do ensino biológico para alunos do ensino médio. Ele irá apresentar uma lista de livros que tratam de assuntos ligados ao estudo da biologia.

Biografia do Autor

  • Ana Beatriz Ludgero Gicquel

    Acadêmica de ciências biológicas do IFRR/Campus Boa Vista.

  • Ivonice Vieira

    Professora do IFRR/Campus Boa Vista.

Downloads

Publicado

2019-12-18