O USO DE OBRAS LITERÁRIAS NO ENSINO DA BIOLOGIA COMO FERRAMENTA AO INCENTIVO À LEITURA

  • Ana Beatriz Ludgero Gicquel
  • Ivonice Vieira
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Leitura, Língua Portuguesa

Resumo

O incentivo à leitura é um dos objetivos de instituições de ensino, uma vez que a leitura traz muitos benefícios e é essencial para a compreensão dos assuntos de diversas áreas, não só da linguística. As matérias se complementam e são necessárias para a compreensão umas das outras, já que elas trazem mais conhecimento e enriquecem o processo pedagógico. O processo de integrar disciplinas se chama interdisciplinaridade e é uma ferramenta didática utilizada para aproximar ciências e melhorar a compreensão dos alunos em sala de aula. Com a interdisciplinaridade é possível facilitar a compreensão do aluno perante disciplinas mais complexas e fomentar a curiosidade por áreas que normalmente não são de interesse do discente. As disciplinas das áreas naturais não se integram com tanta facilidade com outras áreas de estudo, como a matéria de biologia, que não possui tantas chances criar de laços com outras disciplinas fora de sua área de estudo, pois é uma matéria específica, o que dificulta o processo. A disciplina de língua portuguesa e biologia são componentes da matriz curricular comum dos alunos da rede pública e particular do Brasil, no entanto, não há tantos projetos que busquem integrar estas matérias. O artigo irá apresentar um projeto que integre ambas com o objetivo de incentivar a leitura e facilitar o processo do ensino biológico para alunos do ensino médio. Ele irá apresentar uma lista de livros que tratam de assuntos ligados ao estudo da biologia.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Ludgero Gicquel

Acadêmica de ciências biológicas do IFRR/Campus Boa Vista.

Ivonice Vieira

Professora do IFRR/Campus Boa Vista.

Publicado
2019-12-18