REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ALUNAS COTISTAS DO ENSINO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA, CAMPUS BOA VISTA: UMA ANÁLISE COM RECORTE DE GÊNERO E RAÇA
Palavras-chave:
Acadêmicas, cotas, mulher, negritudeResumo
As políticas de ações afirmativas começam a mudar o quadro social brasileiro, garantindo àqueles mais desfavorecidos um acesso justo as oportunidades, analisando a participação das alunas oriundas do Ensino Superior nas políticas de ações afirmativas do Instituto Federal de Roraima, Campus Boa Vista e sua representação social a partir de um recorte de gênero e de raça. A pesquisa bibliográfica é a primeira metodologia aplicada ao desenvolvimento da pesquisa, incluindo um levantamento de dados sobre o sistema de cotas brasileiro e sua aplicabilidade em instituições de ensino federais. Também está previsto o fichamento das leituras indicadas pelos orientadores, a fim de construir um referencial teórico que sirva como norteador para as ações que envolvem tanto a pesquisa de campo quanto o artigo científico que se pretende elaborar a partir da pesquisa efetivada. E logo em seguida partiremos para a observação do participante e a utilização de entrevistas e questionários para coletar dados que serão analisados posteriormente, por meios próprios de investigação científica. Com execução dessa pesquisa pretendemos compreender a representação social das alunas cotistas do Ensino Superior em relação às políticas de ações afirmativas ofertadas pelo Campus Boa Vista-Centro, formação desempenho acadêmico e a interação com os demais alunos não cotistas e os principais impactos que trazem às oriundas de instituições públicas. A pesquisa tem o intuito de explorar a participação das mulheres nas ações afirmativas, comparando assim os resultados obtidos desde a implementação da política de ações afirmativas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Campus Boa Vista-Centro(2013).