EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO FISCAL

  • Mariana da Silva Souza
  • Denison Rafael Pereira da Silva
Palavras-chave: Educação fiscal, Extensão, Jogos didáticos, Tributos

Resumo

Este trabalho visa apresentar a experiência exitosa de um projeto de extensão executado em 2018, com o título “Educação Fiscal na Escola: Desenvolvendo Saberes”. As ações de extensão foram resultantes da prática pedagógica dos docentes de Fundamentos de Direito Tributário e de Filosofia, que buscaram de modo integrado tratar da educação fiscal com estudantes (bolsistas) do terceiro ano do ensino médio do Instituto Federal de Roraima, promovendo atividades com estudantes do nono ano do ensino fundamental do Colégio Militarizado, Professora Elza Breves de Carvalho. O projeto em tela teve como escopo semear entre os jovens a curiosidade sobre a temática tributária e fiscal, buscando desenvolver uma consciência cidadã desde a adolescência. Os orientadores também buscaram desenvolver nas bolsistas o aprofundamento do conhecimento sobre o assunto e o despertar da consciência social de seu trabalho, fazendo-as reconhecer o seu protagonismo em tão importante projeto. O trabalho extensionista durou seis meses e foi desenvolvido com apresentação de palestras sobre a temática tributária e aplicação de jogos didáticos desenvolvidos pelas próprias bolsistas, a fim de tornar mais dinâmico e atraente o processo de aprendizagem do tema. Ao final das atividades houve a avaliação por parte do público atendido. Nosso elemento norteador se deu por entendermos que aspectos tão importantes e que impactam em grande escala a vida dos brasileiros como os tributos, devem ser objeto de estudos desde o ensino fundamental, assim como a educação financeira e a política. Dessa forma, podemos desenvolver gerações conhecedoras de seus direitos, suas obrigações e do funcionamento econômico e político do país, além de semear consciência cidadã, participação social e política em nossos jovens. A experiência trouxe variados resultados, tais como: a aprovação do projeto pelo público atendido; o entusiasmo com os jogos didáticos apresentados; amadurecimento pessoal e acadêmico das extensionistas do projeto; constatação da necessidade de mais trabalhos dessa natureza; reconhecimento como projeto destaque do ano; e comprovação da necessidade de apresentação sobre aspectos sociais e políticos aos jovens desde cedo. O público atendido se mostrou satisfeito com a forma de execução do projeto e com os conhecimentos adquiridos, alguns ainda pediram que o projeto fosse continuado, reconhecendo sua importância. A experiência se mostrou mais exitosa que as expectativas iniciais, podendo ser o início de trabalhos maiores e mais ambiciosos com a juventude de nosso Estado.

Biografia do Autor

Mariana da Silva Souza

Professora do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste

Denison Rafael Pereira da Silva

Professor do IFRR/Campus Boa Vista

Publicado
2019-12-19