Registro das Músicas Tradicionais Indígenas por meio dos saberes dos alunos do IFRR/CAM

  • Lucas Correia Lima
  • Kairo Felipe Raposo dos Santos
Palavras-chave: Música Indígena, Identidade, Registro Musical

Resumo

O presente projeto visa pesquisar e registrar as músicas tradicionais indígenas por meio dos saberes dos alunos do IFRR/CAM, a falta da valorização das culturas indígenas é um grande problema para o desenvolvimento cultural do estado de Roraima tendo em vista a falta de registros, escritos (letras/partituras), gravações e produções científicas voltadas para as canções tradicionais podem ocasionar completamente a extinção total de uma parte histórica humanística importante do desenvolvimento do estado de Roraima. A pesquisa tem como objetivo identificar e transcrever (letras/partituras) das músicas tradicionais que são de conhecimento dos alunos do IFRR - CAM, tendo em vista que mais de 60% dos alunos deste campus são indígenas. Construído em 2009, na zona rural a três quilômetros da Vila Brasil, o Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima atende em sua maioria alunos indígenas de várias comunidades próximas e distantes que ficam em outros municípios a mais de trezentos quilômetros. Os dados foram obtidos mediante análise de documentos, entrevistas abertas, observação espontânea, observação participante e análise de artefatos físicos e gravações. A finalidade é registrar a experiência com a Cultura musical indígena no CAM por meio de relatos de alunos indígenas que participam de atividades voltadas para a identidade indígena. O interesse do trabalho proposto não é só apenas relatar sobre a cultura musical, mas sim, trabalhar e registrar esse tema como um conteúdo de aprendizagem que possa valorizar a cultura local. Trabalhos assim tem uma grande importância porque dentro das próprias comunidades de Roraima está perdendo muito o valor voltado para a cultura musical tradicional. Por meio do trabalho realizado e resgate de algumas músicas já foram realizadas apresentações onde os próprios alunos ensinam a outros cantarem. As músicas registradas foram transcritas para partituras e em seguida gravações em áudio. Compreender e trabalhar a música indígena no CAM é fazer com que a escola conheça a sua própria cultura e crie uma identidade que seja voltada para a sua realidade, oferecendo ao aluno condições para estar em contato com as tradições de suas comunidades, buscando assim sua valorização, promoção e preservação. A música desenvolve a mente humana promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico e cultural, podendo acolher um público que está distante de suas comunidades.

Biografia do Autor

Lucas Correia Lima

Professor do IFRR/Campus Amajari.

Kairo Felipe Raposo dos Santos

Bolsista do PBAEX - IFRR/Campus Amajari.

Publicado
2019-12-19