VOZES DOS POVOS INDÍGENAS: Descobrindo as narrativas tradicionais indígenas dos alunos do IFRR Campus Amajari

Autores

  • Ezequiel de Jesus Bastardo Rivas IFRR Campus Amajari
  • Ana Maria Alves de Souza IFRR Campus Amajari

Palavras-chave:

Cultura , Oralidade, Memória, Registro

Resumo

No Instituto Federal de Roraima-IFRR Campus Amajari, cerca de 80% do estudantes pertencem a comunidades indígenas diversificas, porém, observou-se que nem todos tem conhecimento das histórias que circundam no seu povo. Partindo dessa problemática, o projeto “Vozes dos Povos Indígenas: descobrindo as narrativas tradicionais indígenas dos alunos do IFRR Campus Amajari” surgiu como uma pesquisa baseada na metodologia da Narrativa Oral, cujo objetivo está na coleta de contos ou narrativas pertencentes às comunidades onde os alunos  indígenas residem. Desse modo, este projeto visa investigar com os alunos indígenas do IFRR Campus Amajari as histórias pertencentes às suas comunidades, a fim de obter dados para a construção de um livro de narrativas orais indígenas, analisando como tais aspectos contribuem para a valorização de uma identidade local. Para a execução deste projeto, serão executadas as seguintes etapas: revisão bibliográfica de estudos relacionados à memória, registro, oralidade, identidade, cultura, interculturalidade; levantamento prévio dos alunos que se identificam como indígenas, por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas; seleção de alunos de diferentes etnias e comunidade de acordo com o levantamento do questionário; entrevista gravadas; seleção e análise das narrativas; e  produção de um livro de contos e narrativas indígenas. Conforme os dados do Relatório Sócieconômico da Coordenação de Assistência Estudantil do IFRR Campus Amajari, observou-se que em relação às etnias dos estudantes, 39,4% Macuxi, 12,1% Wapichana, 11,7% Taurepang, 3,3% Sapará, 5,2% Yekuana, 0,3% Ingarikó, 0,3% Baré, 0,3% Tucano. Tendo em contemplação os dados coletados, os alunos do Campus Amajari possuem uma rica e potencial diversidade de narrativas e histórias tradicionais indígenas que precisam ser expressados, o que aportará um impacto significativo na divulgação e preservação da cultura indígenas. Com a execução deste Projeto, é esperado que durante esse período haja uma troca de conhecimentos entre os alunos envolvidos, pois essa interação poderá representar um trabalho com a alteridade, em que cada aluno perceberá a importância de compartilhar conhecimento. Além disso, espera-se que os alunos participantes sintam-se valorizados com as histórias de suas comunidades, vejam-se como protagonistas e porta-vozes de suas comunidades e suas culturas.

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Publicado

2024-12-13