A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O ENGAJAMENTO PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO IFRR
Palavras-chave:
Educação Física, Engajamento Profissional, Identidade Profissional, Residência PedagógicaResumo
A Residência Pedagógica visa integrar a formação acadêmica dos licenciandos com a prática pedagógica em escolas da educação básica, promovendo uma experiência direta no contexto educacional. Criada pela Capes, essa estratégia busca aproximar o ensino superior das necessidades da educação básica, fortalecendo a formação docente e a preparação dos futuros professores para os desafios da prática educativa. Este trabalho tem como objetivo analisar as interações entre os acadêmicos de Educação Física e os professores da Educação Básica durante a implementação do Programa Residência Pedagógica no Instituto Federal de Roraima (IFRR), investigando como essas interações contribuem para a construção das identidades profissionais dos licenciandos e influenciam seu engajamento com a docência. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com viés fenomenológico, e objetivos exploratórios e descritivos. Para a coleta de dados, estão sendo realizadas entrevistas semiestruturadas com acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do IFRR vinculados ao Programa Residência Pedagógica. As entrevistas seguem um roteiro com eixos centrais: experiências exitosas, práticas pedagógicas e engajamento profissional, e são realizadas de acordo com critérios éticos estabelecidos pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRR. Os dados estão sendo analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), com os procedimentos de unitarização, categorização e metatexto. Até o momento, os resultados parciais indicam que as interações entre licenciandos e professores da educação básica têm um papel fundamental no desenvolvimento de práticas pedagógicas mais reflexivas, além de contribuir para o fortalecimento do engajamento e do compromisso dos acadêmicos com a profissão docente. Esses resultados parciais também sugerem que a Residência Pedagógica proporciona uma maior compreensão das realidades escolares e um aprimoramento das habilidades práticas dos licenciandos, preparando-os para os desafios da docência. As contribuições teóricas e práticas deste estudo são relevantes para a melhoria do Programa Residência Pedagógica, oferecendo insights sobre a importância das interações entre os futuros professores e os docentes da educação básica, além de fornecer subsídios para a formação de educadores mais preparados para os desafios do ensino na educação básica.