ACOLHIMENTO ACADÊMICO E OS DESAFIOS DOS ESTUDANTES INGRESSANTES: O papel dos registros acadêmicos

Autores

  • Simone Sibele Schuertz Souza IFRR
  • Tassiane dos Santos Ferrão IFFar
  • Hudson do Vale de Oliveira IFRR
  • Aline Lima Soares da Costa IFRR
  • Romero Gomes da Silva IFRR

Palavras-chave:

Acolhimento, Educação Profissional e Tecnológica, Registros Acadêmicos

Resumo

O ingresso em uma nova instituição de Ensino Técnico marca o início de uma jornada desafiadora e cheia de oportunidades, onde as interações sociais e culturais são necessárias para a adaptação dos estudantes. A cultura organizacional escolar impacta diretamente na integração e sucesso acadêmico dos estudantes. Destaca-se que o setor de Registros Acadêmicos desempenha um papel estratégico como o primeiro ponto de contato institucional, orientando os estudantes sobre processos administrativos. No Instituto Federal de Roraima (IFRR) / Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), a Coordenação de Registros Acadêmicos (CORA) é responsável por processos de matrículas, organização de turmas, diários de classe, gerenciamento dos períodos letivos e emissão de documentos acadêmicos, mas também atua em etapas relacionadas ao processo seletivo, introdução às normas institucionais e a orientação sobre o uso do sistema acadêmico. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo identificar as principais necessidades e dificuldades dos estudantes do IFRR/CBVZO relacionadas aos serviços institucionais e ao sistema acadêmico, enfatizando o papel do setor de Registros Acadêmicos como espaço educativo de acolhimento. A pesquisa adotou uma abordagem qualiquantitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário. Este foi aplicado a 29 estudantes do terceiro módulo do curso Técnico em Publicidade, subsequente ao ensino médio, abordando temas como padrões de acesso ao sistema acadêmico SUAP, dificuldades encontradas na utilização do sistema, preferências em relação a recursos e ferramentas, além de identificar quais formatos de conteúdo e mídias os estudantes preferem para uma compreensão eficiente do manual para apoio. Inicialmente, os resultados obtidos revelaram que apenas 17% dos estudantes acessam o SUAP diariamente, enquanto 28% o fazem raramente. Quanto ao nível de conhecimento sobre o sistema, 38% dos estudantes consideraram-no bom ou muito bom, mas 34% avaliaram como mediano. A maioria dos estudantes utiliza o SUAP para consultar notas (86%) e faltas (83%), mas enfrenta dificuldades relacionadas à conexão com a internet (31%) e ao acesso inicial ou autenticação (28%). Ademais, 90% dos estudantes acessam o sistema por smartphones. Em relação ao conhecimento dos serviços oferecidos pela CORA, 34% dos estudantes demonstraram conhecimento mediano, e 20% avaliaram como bom ou muito bom, evidenciando uma lacuna na comunicação institucional. As sugestões dos estudantes incluíram a necessidade de orientação inicial mais detalhada sobre o SUAP e os serviços institucionais, melhorias na interface do sistema, comunicação mais direta e proativa por meio de canais como WhatsApp e e-mail, e maior interação presencial com a CORA. Dessa forma, esta pesquisa destaca a importância do setor de Registros Acadêmicos como um espaço educativo fundamental para o acolhimento e suporte aos estudantes ingressantes, podendo atuar como facilitador na adaptação ao ambiente acadêmico e aos procedimentos institucionais. Nesse ínterim, foi possível compreender que é necessário implementar estratégias para que os procedimentos e serviços se tornem mais acessíveis, atrativos e compreensíveis para os estudantes. Assim, essas medidas visam promover um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e colaborativo, contribuindo para o sucesso das propostas educacionais e para a integração efetiva dos estudantes na comunidade acadêmica.

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Publicado

2024-12-13