DATA DRIVEN NO IFRR: Reflexões sobre a qualidade dos dados na plataforma Nilo Peçanha
Palavras-chave:
Plataforma Nilo Peçanha, Registros Acadêmicos, Tomada de DecisãoResumo
A abordagem Data Driven (orientada por dados) é uma estratégia que coloca a análise de dados no centro da tomada de decisões. Isso envolve coletar, organizar e interpretar grandes volumes de dados para identificar padrões e fazer previsões, o que contribui em fundamentar decisões estratégicas e operacionais. No contexto da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil (EPT), essa abordagem vem permitindo o monitoramento e aprimoramento das políticas públicas em EPT. Nessa perspectiva, a Plataforma Nilo Peçanha (PNP), desenvolvida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, configura-se como uma ferramenta central para a implementação de uma cultura orientada por dados nas instituições da Rede Federal, incluindo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Ao reunir e disponibilizar dados sobre indicadores acadêmicos, corpo docente, discente e infraestrutura, a PNP oferece uma base sólida para o planejamento estratégico e a avaliação de desempenho institucional. A qualidade dos dados, por sua vez, é um fator central para assegurar a efetividade na tomada de decisões e problemas relacionados à precisão, integridade, consistência e confiabilidade dos registros, que podem limitar o potencial da plataforma, comprometendo a confiança nas análises e o embasamento das decisões estratégicas. Assim, o trabalho propõe refletir sobre a utilização da PNP como ferramenta de apoio à tomada de decisão no IFRR, identificando desafios e oportunidades para a melhoria da qualidade dos dados institucionais. A metodologia utilizada é qualitativa, de natureza exploratória para compreender os fenômenos envolvidos no contexto do ambiente da pesquisa. As hipóteses formuladas são: (1) a qualidade dos dados na PNP influencia na eficácia das decisões estratégicas no IFRR; e (2) estratégias direcionadas à melhoria da qualidade dos dados potencializam a cultura Data Driven na instituição. À luz do objetivo definido e das hipóteses, a coleta de dados será realizada por meio de uma busca documental, que considerará não só os documentos institucionais, mas também a própria base dados da PNP, tendo como recorte as informações relacionadas aos setores de registros acadêmicos, englobando, por exemplo, serviços de coleta, inserção, validação e disseminação de dados. As variáveis a serem analisadas incluem as práticas de coleta e de manutenção dos registros, a qualidade dos dados e o contexto institucional. Espera-se, como resultados, identificar fatores que afetem a qualidade dos dados na PNP, mapear estratégias de aprimoramento dos registros acadêmicos e discutir práticas de gestão de dados. Pretende-se também estabelecer recomendações para melhoria contínua da qualidade dos dados e promover a cultura Data Driven na gestão educacional do IFRR, com foco no recorte proposto. Trata-se, portanto, de uma pesquisa em desenvolvimento, com resultados preliminares, baseados na parte teórica e nas experiências dos proponentes, mas destaca-se a relevância de explorar essa temática no contexto institucional. Considera-se que o estudo contribuirá de forma teórico-prática ao identificar desafios e propor sugestões para aprimorar o trabalho dos atores envolvidos no setor de registros acadêmicos e a qualidade dos dados institucionais na PNP, além de fortalecer a cultura Data Driven no IFRR.