PROGRAMA DE EXERCICIOS MULTIMODAIS PARA DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES TÍPICOS E ATÍPICOS
Palavras-chave:
Intervenção motora, Habilidades motoras, Psicomotrocodade, TEAResumo
O desenvolvimento infantil com olhar neuropsicomotor, deve-se relacionar as etapas de habilidades a serem adquiridas, em relação às faixas etárias e à formação dos principais pilares psicomotores. O desenvolvimento infantil é uma parte muito importante do desenvolvimento humano, podendo dar destaque para os primeiros anos, já que é moldada a arquitetura cerebral, e isso deve-se segundo a literatura, a partir da interação entre as questões genéticas e as influências do meio em que a criança está inserida. Com isso, os programas de intervenção de exercícios multimodais (atividades físicas variadas) podem ser uma possibilidade na melhoria e/ou recuperação do desempenho psicomotor de crianças e adolescentes. Este projeto tem como objetivo geral aplicar um programa de exercícios multimodais para o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças e adolescentes típicos e atípicos. Este programa de exercícios físicos é aplicado com frequência semanal de uma a duas vezes, com duração de cada sessão de 60 minutos. O plano de intervenção conta com as diversas modalidades de exercícios: esportes, dança, lutas, jogos e brincadeiras, esportes de aventura, ginástica, musculação e funcional. São atendidas 120 crianças e 20 adolescentes, a maioria com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista e/ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Esperamos possibilitar às crianças e adolescentes atendidas, através das diversas atividades físicas planejadas, uma ampliação de suas experiências motoras, enriquecendo o repertório de habilidades motoras capaz de ajudá-las a competir com as crescentes exigências do meio em que interage e possibilitando melhorias em suas variáveis físicas e motoras, já que com o uso excessivo de tela, elas podem estar com baixo desempenho motor.