"A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO PRÁTICA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID NO COLÉGIO ESTADUAL MILITARIZADO PRESIDENTE TANCREDO NEVES".

Autores

  • Emily Thalita Marques de Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Boa Vista
  • Professora: Mylenna Monte Farias Jacaúna Colégio Estadual Militarizado Presidente Tancredo Neves
  • Professor/Orientador: Marcelo Calixto Mineiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Boa Vista

Palavras-chave:

Educação física; PIBID; Promoção da saúde; Formação docente.

Resumo

O presente resumo tem por objetivo relatar e analisar as experiências extensionistas e formativas vivenciadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Essas intervenções ocorreram no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Colégio Estadual Militarizado Presidente Tancredo Neves, em Boa Vista – Roraima, no período compreendido entre fevereiro e outubro de 2025. Durante a execução do projeto, os pibidianos atuaram ativamente e de forma colaborativa no planejamento, desenvolvimento e avaliação de aulas de Educação Física especificamente desenhadas para atender às necessidades e aos interesses das turmas da EJA. Essa prática foi constantemente mediada e supervisionada por professores experientes da escola, configurando um rico ambiente de formação docente inicial. A abordagem metodológica pautou-se na observação participante, com ênfase na atuação direta na prática pedagógica. Essa imersão permitiu aos bolsistas a reflexão crítica sobre os desafios inerentes à docência na EJA, as estratégias didático-pedagógicas mais eficazes e os impactos diretos da prática da Educação Física nesse segmento. O foco principal recaiu sobre a promoção da saúde e a melhora da qualidade de vida dos estudantes, considerando o potencial da disciplina para abordar temas como hábitos saudáveis, corpo e movimento, e inclusão social. Não houve aplicação de instrumentos formais de coleta de dados quantitativos, pois a natureza deste trabalho é o relato de experiência. Assim, o foco é apresentar as aprendizagens essenciais e as reflexões construídas, abrangendo aspectos pedagógicos, sociais e emocionais observados durante as intervenções. Este relato busca, portanto, compartilhar e validar as contribuições cruciais do PIBID para o aprimoramento da formação inicial de professores, ao mesmo tempo em que reforça a relevância da Educação Física Escolar como um espaço privilegiado de inclusão, cuidado e efetiva promoção da saúde no ambiente da EJA.

Downloads

Publicado

2025-12-31