PRODUÇÃO DE ALFACE: APROVEITAMENTO DO SISTEMA DE ADUBAÇÃO MINERAL E ORGÂNICO EM AMBIENTE COBERTO

  • Cleane da Silva Nascimento Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Fátima Sampaio de Freitas Escola Estadual José de Alencar

Resumo

A Escola pública e estadual do município de Rorainópolis, apresenta uma grande clientela de alunos residentes em áreas rurais. E ainda que se tratando de uma clientela rural, não há disponibilidade de oportunidades para produção de materiais orgânicos, sendo que estes podem estar sendo produzido em seus sítios, lotes ou fazendas. Devido isto, surgiu a necessidade de produção de compostagem e ao mesmo tempo reaproveitamento de resíduos, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável do município.
A compostagem é o processo de transformação de materiais vegetais e orgânicos em composto orgânico, resultante da decomposição microbiológica da matéria.
Como uma alternativa sustentável, a compostagem é uma solução para redução dos impactos ambientais e uma forma de redução de custo dos agricultores locais. Tem como finalidade melhorar as condições físicas, químicas e biológicas do solo, proporcionando uma produção de qualidade e maior quantidade.
O desenvolvimento sustentável busca compatibilizar o atendimento das necessidades sociais e econômicas do ser humano com necessidades de preservação do ambiente, de modo que assegure a sustentabilidade da vida na terra para as gerações presentes e futuras melhorando a qualidade de vida humana, respeitando a capacidade de suporte dos ecossistemas. Acredita-se que este desenvolvimento seja a forma mais viável para redução da exclusão social, do consumismo, do desperdício e da degradação ambiental na qual a sociedade humana se encontra.
Em Rorainópolis, verificou-se a necessidade de desenvolver a sustentabilidade econômica transformando sobras orgânicas em adubos para comercialização e utilização em hortas, viveiros de mudas para reflorestamento, jardins, cultivo de milharal, feijão, melancia, pastagens, dentre outras. Com a redução do uso de adubos minerais é viabilizando uma maior produção e menor custo no manejo destas hortas, contribuindo para a diminuição dos danos ambientais.

Biografia do Autor

Cleane da Silva Nascimento, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Graduanda em Licenciatura em Informática

Publicado
2013-12-27