PROJETO DE EXTENSÃO OBSERVATÓRIO DA JUVENTUDE: EDUCAÇÃO, TRABALHO E PROJETOS DE VIDA

  • Élia Karine Nunes Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Elijânia do Nascimento Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Josiele Ferreira Franco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Thainá Tsukuda Queiroz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Adeline Araújo Carneiro Farias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Os jovens formam um segmento da sociedade que concretamente pressionam a economia para a criação de oportunidades no mundo do trabalho, requerendo uma atenção diferenciada por parte dos governantes.
Autores que se debruçam em estudos e pesquisas sobre a juventude, como por exemplo, Sposito (2003), Abramo (1997), Pais (1990) e Abramovay (2008) alertam sobre o desafio das abordagens sobre esta temática, para a qual se faz necessário uma desconstrução das concepções reducionistas, fundadas apenas no senso comum.
Conforme Abramovay (2008) a juventude é uma construção histórica e social e, assim sendo, cada concepção de juventude emana de condições sociais e culturais específicas, não podendo ser considerada, portanto, de forma estática, generalizada, tampouco, definitiva.
Assim, este projeto de extensão teve por objetivo executar oficinas lúdicas de caráter informativo sobre os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, ofertados pelo IFRR/Câmpus Boa Vista, junto aos estudantes da nona série de escolas públicas de Boa Vista, visando facilitar suas escolhas de formação profissional, a partir da sensibilização sobre a importância dos projetos de vida.

Biografia do Autor

Élia Karine Nunes Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Estudante do Curso Técnico em Secretariado integrado ao Ensino Médio do IFRR/Câmpus Boa Vista, Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão-PBAEX/IFRR.

Elijânia do Nascimento Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Estudante do Curso Técnico em Secretariado integrado ao Ensino Médio do IFRR/Câmpus Boa Vista, Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão-PBAEX/IFRR.

Josiele Ferreira Franco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Estudante do Curso Técnico em Secretariado integrado ao Ensino Médio do IFRR/Câmpus Boa Vista, Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão-PBAEX/IFRR.

Thainá Tsukuda Queiroz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Estudante do Curso Técnico em Secretariado integrado ao Ensino Médio do IFRR/Câmpus Boa Vista, Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão-PBAEX/IFRR.

Publicado
2013-12-27