A AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE GEOMORFOLOGIA: UM ESTUDO NA BR-174 ENTRE OS MUNICÍPIOS DE BOA VISTA E PACARAIMA/RORAIMA

  • Thaís Brito Chacon Universidade Estadual de Roraima (UERR)
  • Márcia Teixeira Falcão Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Resumo

O presente artigo teve como objetivo demonstrar a importância da aula de campo no processo de aprendizagem ao longo da BR-174, entre os municípios de Boa Vista e Pacaraima em Roraima, objetivando facilitar a compreensão do acadêmico sobre a visão integrada do geossistema e o papel do homem como agente atuante nesse processo. A metodologia utilizada envolveu visita in loco através da disciplina de Geomorfologia, no qual os acadêmicos vislumbraram através de seis paradas, os aspectos relacionados a compartimentação geomorfológica, bem como os impactos socioambientais decorrentes do uso e ocupação da terra de forma irregular. Os resultados demonstraram que a aula de campo da disciplina de Geomorfologia contribuiu para a compreensão do assunto estudado em sala, ajudaram os acadêmicos a correlacionar os conceitos estudados com a realidade do meio em que vivemos.

Biografia do Autor

Thaís Brito Chacon, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Acadêmica do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Roraima – UERR

Márcia Teixeira Falcão, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Doutoranda do PPG – Bionorte / Biodiversidade e Conservação

Docente da Universidade Estadual de Roraima – UERR

Publicado
2013-12-27