VIABILIDADE DO USO DE SOFTWARES LIVRES NAS AULAS DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS

  • Genival da Silva Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Jerniel da Silva Parente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

A temática sobre o uso das tecnologias na educação é um assunto que vem sendo amplamente abordado por estudiosos, sendo o foco a utilização de computadores nas escolas, como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Bairral (2010), ao fazer uma análise sobre o uso da informática educativa em escolas, afirma que essa tecnologia tem sido usada de maneira diferenciada segundo as características socioeconômicas do aluno. Segundo ele, escolas com alunos de maior poder aquisitivo, vem utilizando com maior frequência atividades com o uso de computadores.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para as séries iniciais do Ensino Fundamental o computador é um recurso didático cada vez mais disponível e indispensável, por ser um instrumento que apresenta uma característica de tornar o processo de ensino aprendizagem da Matemática mais versátil. Podendo o computador ser usado como elemento de apoio para o ensino, fonte de aprendizagem, ferramenta para o desenvolvimento de habilidades. Trabalhar com o computador permite ao aluno aprender com seus erros como também com seus colegas, trocando suas produções e comparando-as.
Segundo Gonçalves (1999) as ferramentas computacionais facilitam o desenvolvimento cognitivo do aluno, devido a sua característica de agrupar as multimídia que os computadores possuem recurso que estimula o interesse do aluno em aprender de maneira descontraída, o que, às vezes, não é possível numa sala de aula tradicional, que não pode disponibilizar, para o aluno, as diversas situações que requerem o desenvolvimento de seu raciocínio, através de um sistema audiovisual.
Desta forma, este projeto pretende evidenciar e oferecer condições para que o professor saiba como contextualizar o aprendizado usando as ferramentas tecnológicas nas aulas de Matemática das séries iniciais, compatibilizando as necessidades de seus alunos e os objetivos pedagógicos que se dispõe a atingir.
O objetivo geral é oferecer uma metodologia inovadora e eficaz, em sala de aula, com o uso da informática, para professores e alunos no Estudo da Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Publicado
2013-12-27