SELEÇÃO FENOTÍPICA EM QUATRO PROCEDÊNCIAS DE CEDRO DOCE

  • Elen Keila Lima da Costa Universidade Estadual de Roraima (UERR)
  • Cássia Ângela Pedrozo Embrapa-RR
  • Karine Dias Batista Embrapa-RR
  • Rosimeire Almeida Teixeira Faculdades Cathedral

Resumo

O cedro doce (Pachira quinata (Jacq.) W.S Alverson) é uma importante espécie madeirável que ocorre naturalmente desde Honduras até Roraima (ARCO-VERDE, 2002). A espécie pode atingir de 25m a 35m de altura e de 1m a 3m de diâmetro à altura do peito (NAVARRO e MARTINEZ, 1989; BRISCOE, 1995; ARCO-VERDE e MOREIRA, 2002; CORDERO e BOSHIER, 2003).
A madeira proveniente do cedro doce apresenta ampla aceitação no mercado, sendo muito apreciada na construção civil e na indústria moveleira. Esse fato, juntamente com a facilidade de estabelecimento e reprodução da espécie, são alguns dos aspectos responsáveis pelo cultivo em alguns países (CORDERO e BOSHIER, 2003). No entanto, a elevada demanda pela madeira tem ameaçado seriamente a espécie, reduzindo sua distribuição a locais isolados.
Estudos sobre o comportamento silvicultural do cedro doce em plantios, bem como estudos genéticos com a espécie tem sido conduzidos na Venezuela, na Colômbia e na Costa Rica (MELCHIOR; QUIJADA, 1972; HUNTER, 1987; MELCHIOR et al., 1996a; 1996b; QUIJADA et al., 1998; VALLEJO, 1998; RAMÍREZ et al.; 2008), sendo importantes para o melhoramento e conservação da espécie.
O presente estudo teve por objetivos selecionar, fenotipicamente, plantas matrizes promissoras para coleta de sementes e estacas, em quatro procedências de cedro doce.

Biografia do Autor

Elen Keila Lima da Costa, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Acadêmica da Universidade Federal de Roraima, campos Boa Vista. Graduação em andamento no curso de Ciências Biológicas.

Cássia Ângela Pedrozo, Embrapa-RR

Pesquisadora da Embrapa Roraima

Karine Dias Batista, Embrapa-RR

Pesquisadora da Embrapa Roraima

Rosimeire Almeida Teixeira, Faculdades Cathedral

Graduada em Ciências Biológicas, Faculdade Cathedral

Publicado
2013-12-27