CRIANÇAS E FUTEBOL EM VILA BRASIL: REVELANDO TALENTOS ESPORTIVOS

  • Gisela Hahn Rosseti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Charles Alexsander Magalhães Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Luis Fernando Freitas Galvão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Crianças que praticam com regularidade algum esporte, neste caso o futebol, estarão desenvolvendo suas habilidades motoras, físicas, sociais, cognitivas e pessoais. A realidade, perceptível empiricamente em Vila Brasil é que as crianças desde cedo já se envolvem com bebidas alcoólicas e outras situações inadequadas, às vezes por necessidade, outras por falta de oportunidades, apontamos aqui a escassez na oferta de atividades físicas e esportivas para este público. Dessa forma, acredita-se que por meio do incentivo, da autoestima, da disposição e da ocupação do tempo das crianças com boas atividades, ter-se-á uma população infantil mais ativa, saudável, dedicada aos estudos e com melhores perspectivas na vida.
Soma-se a isso o fato de que o desenvolvimento de um estilo de vida saudável por meio do incentivo à prática de atividade física, desde a infância, contribui para um estilo de vida ativo nos próximos anos de vida. Outro fator que contribui para a realização de práticas de atividades físicas e esportivas é a disponibilidade de espaços físicos para a prática, neste caso do futebol, como campos e quadra.
Entre os benefícios que a prática da atividade física para crianças traz estão: desenvolvimento de tecidos músculo-esqueléticos saudáveis (ossos, músculos e articulações), desenvolvimento de um sistema cardiovascular saudável (ou seja, o coração e os pulmões), desenvolvimento da consciência neuromuscular (coordenação e controle dos movimentos) e manutenção de um peso corporal saudável.
Diante dessa realidade específica, perguntou-se se o futebol, em Vila Brasil, é atividade propícia ao bom desenvolvimento das crianças na utilização do tempo livre ou de lazer? Quais benefícios a prática do futebol poderá trazer?
Assim, pretendeu-se desenvolver, nas crianças de 5 a 11 anos, o gosto em utilizar o tempo de lazer/tempo livre com atividades físico-esportivas, como o futebol, contribuindo para o bom desenvolvimento das crianças de 5 a 11 anos. Ainda, oportunizar a prática de uma atividade física adequada ao desenvolvimento das crianças, de acordo com sua idade e características, realizar atividades práticas relacionadas ao futebol, de forma recreativa, pré-desportiva e esportiva e aproximar a comunidade amajariense do IFRR/Câmpus Amajari a partir da modalidade esportiva futebol ofertada às crianças.

Biografia do Autor

Charles Alexsander Magalhães Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Discente do curso Téc. Agropecuária.

Luis Fernando Freitas Galvão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Discente do curso Téc. Agropecuária.

Publicado
2013-12-27