MÚSICA POPULAR BRASILEIRA: RECONSTRUINDO A IDENTIDADE NACIONAL

  • Jerusa Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Aline Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Heila Antonia Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Marcia Rosane Oliveira de Senna Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O projeto “Musica Popular Brasileira: Reconstruindo a identidade nacional”, surgiu a partir do momento em que se observava no dia-a-dia do aluno um desconhecimento sobre as raízes populares de nossa cultura, principalmente no que diz respeito ao conhecimento da música popular brasileira. Pois, os meios de comunicação, com o estabelecimento de uma indústria cultural de massa transformam os nossos jovens em um enorme mercado potencial de consumidores, atraídos pelos produtos oferecidos, sem terem chance de uma opção, de uma escolha.
Dessa forma, a execução do referido projeto, se tornou um convite que busca respeito a um Brasil multicultural. Fato que direcionou os acadêmicos a uma investigação acerca da identidade cultural de nosso povo, por meio de duas indagações importantes: quem é o brasileiro? Em que consiste a sua chamada "brasilidade"?, atendendo às necessidades de se trabalhar as disciplinas geografia, literatura, educação física e artes de uma maneira mais prática e dinâmica na escola. Componentes estes, às vezes enfocadas de uma maneira livresca e conteudista, distante do mundo real dos alunos.
Assim, sua principal finalidade foi a de entender e analisar a atuação dos intelectuais como produtores de interpretações de história da música popular brasileira. Ter um olhar no passado, e partir para questões do presente e buscar alternativas para o futuro, questionando a transformação do campo musical brasileiro, evidenciando o início de atuação a partir da emergência da Música Popular Brasileira, por parte dos autores.

Publicado
2015-12-18