HABLANDO CON LAS MANOS: RECURSOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESPANHOL DE ALUNOS SURDOS E OUVINTES

  • Tomás Armando del Pozo Hernández Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Adriane Melo de Castro Menezes Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Valdirene Pontes de Souza Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Desportos (SECD/RR)
  • Luana Leite da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Adelcio Jose Von Rondov Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Denyse Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Nestes tempos, uma experiência comum nas escolas brasileiras é conviver com a diversidade, com a diferencia. Uma política educacional pautada na inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas, nos trouxe a necessidade de atualização e adequação de nossos saberes. Um exemplo claro de inúmeras especificidades socioeducativas se manifesta na ação do professor entrar em sala de aula para ensinar espanhol a alunos surdos e ouvintes. Com ele, entram em sala, também, as incertezas, a falta de conhecimentos sobre as especificidades envolvidas e suas crenças, muitas vezes, herdadas de velhos tempos. Neste contexto, apresentam-se infinitos desafios, uma vez que, trata-se de um processo de multilíngue, pois existe um envolvimento de três línguas, a LIBRAS, o Português e a Língua Estrangeira adotada no currículo da escola.

Em pesquisa recente, Hernández (2013) investigou sobre como ocorre a interacao professor-estudante surdo no processo de ensino/aprendizagem de Espanhol em escolas “inclusivas” de Boa Vista/RR, e o resultado evidenciou um distanciamento significativo entre o trabalho prescrito e o realizado.
Diante deste cenário, nos propomos produzir conhecimentos e recursos didáticos de linguagem acessível com o intuito de subsidiar professores e estudantes surdos e ouvintes nos processos de ensino, aprendizagem e adquisicao da Língua Espanhola.

Publicado
2015-12-18