INTERCÂMBIO CULTURAL E INTERCULTURALIDADE: UMA AÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS-LITERATURA HISPÂNICA NA FRONTEIRA

Autores

  • Jacilda Barreto de Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O resumo apresenta o projeto Intercâmbio Cultural e Interculturalidade fruto do programa INOVA 2015, ainda em andamento na Escola Estadual Cícero Vieira no município de Pacaraima, a origem deu-se do relato de uma aluna venezuelana que
estuda na fronteira, a mesma mencionou que se achava invisível por não compreender a linguagem do outro.

Essa realidade é vivenciada na escola de Roraima que faz divisa com a Venezuela. Por tanto, ter o domínio da língua, conhecer a cultura de outros povos faz parte de qualquer imigrante ou migrante em outro país. Para isso, propomos realizar esse projeto cujo objetivo é promover um intercâmbio de saberes socioculturais, sociolinguísticos e pragmáticos na busca de um diálogo intercultural, envolvendo alunos e pais brasileiros e venezuelanos.

Como base teórica utilizamos Bahktin (2003) por perceber que a linguagem permeia as ações do homem e Fleuri (2003) por valorizar a educação cultural, como um meio de conhecer a cultura do outro em vários aspectos. A metodologia utilizada
no projeto estar sendo desenvolvida com oficinas de troca de saberes, fundamentada em Cuberes apud Vieira e Volquind (2002) que entende a possibilidades de interagir conhecimentos e desenvolver atividades concretas. Espera-se que ação contribua na formação acadêmica dos alunos do curso de espanhol e os alunos da fronteira construa conhecimentos linguísticos e sociocultural.

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Publicado

2015-12-18